O filme Sound of Freedom, em português ‘Som da Liberdade’, estreia no dia 31 de agosto em vários países da América Latina e dia 21 de setembro no Brasil. Abaixo, cinco dados imperdíveis sobre o filme que denuncia o tráfico infantil.

1. Ninguém queria interpretar Tim Ballard

O filme da Angel Studios narra a primeira missão do agente de segurança norte-americano Tim Ballard, que, após resgatar uma criança das garras dos traficantes, descobre que a irmã do menino ainda está sequestrada.

Então ele deixa o emprego e arrisca a vida ao embarcar em uma perigosa jornada pela selva colombiana para salvá-la.

A ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, entrevistou Eduardo Verástegui em 27 de junho. Ele disse que no início do projeto nenhum ator queria fazer o papel de Tim Ballard. Para saber se um dos problemas era dinheiro, ele e sua equipe conseguiram levantar uma grande quantia, mas ainda assim ninguém quis.

Então Verástegui perguntou a Ballard quem ele gostaria que o interpretasse no filme, e ele respondeu: "Jesus Cristo". “Mas como assim Jesus Cristo?”, respondeu Verástegui, ao que Ballard disse: “Não ele, mas o ator que o interpreta no (filme) A Paixão de Cristo de Mel Gibson”.

Assim, Verástegui entrou em contato com Jim Caviezel, que fez Cristo naquele filme, com uma mensagem de texto, e o ator imediatamente respondeu aceitando.

2. Eduardo Verástegui confiou Sound of Freedom à Virgem e a todos os santos

Na mesma entrevista de junho, ACI Prensa perguntou a Eduardo Verástegui se ele havia confiado o filme a algum santo ou devoção em particular.

A resposta do mexicano foi: "Todos! Precisamos da ajuda de todos os santos, de todas as santas de Deus, da Virgem Maria, nossa Mãe do céu, de todos, de todos. Todos são bem-vindos aqui".

“Quando se trata de crianças, você quer a ajuda de todos, não só de alguns. Esse não é um tema de exclusividade”, disse.

3. Um significado transcendental na vida

Sobre os motivos que o levaram a fazer o filme, Eduardo Verástegui disse à ACI Prensa que a luta dos pais que querem encontrar seus filhos é uma grande motivação para levantar "todos os dias e fazer alguma coisa".

Verástegui disse que desta forma quer "pertencer a este exército de pessoas corajosas que dizem 'basta, já foi tranquilo, vamos com tudo'. É perigoso? Sim, é perigoso e podem te matar, mas eu vou morrer de alguma coisa e todos nós vamos morrer. É uma questão de tempo e não vou levar nada além das minhas ações”.

Ele disse que se pergunta: “Que legado deixei, o que fiz, a minha vida foi em vão, para que serviu a minha vida?”. “Se eu servir para ajudar alguém, valeu a pena. Se eu não sirvo para nada, que tristeza e que decepção. Eu quero dar um sentido transcendental à minha vida”.

4. Nossa Senhora de Guadalupe derruba um império corrupto

Em entrevista ao cientista político argentino Agustín Laje sobre o filme, Jim Caviezel disse que Deus e Nossa Senhora de Guadalupe são os que "derrubam um império corrupto".

O ator católico disse que, com Sound of Freedom, "o diabo, como se fosse Golias, foi atingido na cabeça e foi removido". "E o resto do povo veio e está derrubando este império do mal."

Com essa afirmação, Caviezel fez alusão à história bíblica de Davi e Golias, o gigante filisteu derrotado pelo pequeno israelita —cuja arma era apenas um estilingue com pedras—, que levou à vitória dos israelitas sobre os filisteus.

5. Não é só uma luta contra o tráfico de crianças, mas também contra o tráfico de órgãos

Mais em

Verástegui disse à ACI Prensa que conheceu Ballard há oito anos em Los Angeles e ele lhe contou o que sofrem as crianças vítimas do tráfico.

"Elas são estupradas de 10 a 15 vezes por dia durante muitos anos e depois, quando o cliente não as quer mais porque 'não são mais carne fresca' - esse é o vocabulário que usam -, vão para o mercado negro, o segundo negócio desses pervertidos que os abrem e os vendem em partes no tráfico de órgãos", disse.

Verástegui disse que Sound of Freedon mostra “um capítulo de Tim Ballard, seu primeiro resgate, ocorrido em Cartagena, na Colômbia. Há uma cena em que lhe perguntam: 'Por que você está fazendo isso?' Ele olha nos olhos desse personagem chamado de vampiro no filme e diz: 'Porque os filhos de Deus não estão à venda’”.

"Quando Alejandro estava escrevendo o roteiro entrevistando Tim, ele escreveu isso com letra maiúscula, porque quando ouvimos essa frase, tocou meu coração e o de Alejandro também", contou Verástegui.

Confira também: