Santa Rosa de Lima é sem dúvida uma das santas mais queridas da Igreja e sua influência na América Latina atinge até o clima, com a chamada “Tempestade de Santa Rosa”.

Embora a festa universal desta santa peruana seja celebrada na Igreja Católica no dia 23 de agosto, há muitos lugares no mundo onde Isabel Flores de Oliva, seu nome de nascimento, é comemorada no dia 30 de agosto.

Segundo a crença popular na Argentina, perto dessa data espera-se uma tempestade.

O Serviço Meteorológico Nacional da Argentina (SMN) diz que a "Tempestade de Santa Rosa" pode ser "uma tempestade que ocorre cerca de 3 ou 4 dias por volta de 30 de agosto ou cerca de 15 dias antes e depois dessa data".

No entanto, e “como este limite não é totalmente claro, qualquer tempestade entre agosto e setembro pode ser 'a de Santa Rosa'”.

O SMN diz que, para que seja uma tempestade, não é necessário só chuva, mas também deve haver atividade elétrica.

“Em regiões como a Patagônia não é comum haver a formação de tempestades, por isso a frequência de Santa Rosa é muito baixa. Algo semelhante ocorre no Noroeste da Argentina, onde a estação é marcada pela seca e predominam os dias claros e com muito sol”, diz o SMN.

“Onde a geração de tempestades é frequente nesta época é no centro e nordeste da Argentina”, acrescenta.

"Embora se espere que a tempestade Santa Rosa seja mais forte do que qualquer outra, não há evidências de que seja sempre assim", diz o SMN.

Segundo as estatísticas de 116 anos, entre 1906 e 2021, em 65 oportunidades ou 56% das vezes houve uma "Tempestade Santa Rosa" em algum momento entre 25 de agosto e 4 de setembro.

Haverá uma “Tempestade de Santa Rosa” em 2023?

Embora ainda não esteja claro se haverá ou não uma "Tempestade Santa Rosa", o SMN sugeriu em 2022 acompanhar o seu site para se manter atualizado com a previsão do tempo na Argentina.

Confira também: