O arcebispo de Nova York (EUA), cardeal Timothy Dolan, pediu que os pais recuperem uma bela tradição católica com seus filhos, que parece que foi esquecida e que tem ainda mais importância nesta época do ano nos países do hemisfério norte.

Num vídeo publicado na sexta-feira (18), o cardeal disse que, nos EUA e em outros lugares, esta época do ano, o mês de agosto, é um momento de transição, de despedida, de ver os filhos voltarem à universidade onde moram e estudam.

“Há uma bela tradição judaica e também uma bela tradição católica, uma das tantas que parece que esquecemos: os pais abençoavam seus filhos quando eles iam e vinham, especialmente em momentos de transição na vida”, disse o cardeal num vídeo publicado na rede social X.

Depois de dizer que muitos fiéis buscam a bênção de um padre ou de um bispo, o cardeal disse: “Vocês, pais, têm a grande capacidade de rezar por seus filhos e pedir a proteção de Deus”

O cardeal então citou o que uma de suas avós fazia quando ele era pequeno e era a hora de se despedir.

“Lembro-me da minha querida avó, que sempre dizia, quando estávamos para sair e não a veríamos por um tempo: 'Que o seu santo anjo da guarda cuide de você'”.

Quando eu era menino, continuou o arcebispo de Nova York, não dava muita importância a isso, mas "agora o valorizo". "Portanto, nesta época de transições, despedidas, rezem e abençoem aqueles que vocês amam quando for a hora de ir embora".

Abençoar as crianças

O padre Sergio G. Román escreveu um artigo sobre a importância da bênção que os pais podem dar aos filhos, já que o lar é uma Igreja doméstica, "os pais representam Jesus não só para governá-lo com amor, mas para ensinar o Evangelho a seus filhos pelo exemplo e pela palavra, e santificá-los com a oração familiar e com os sacramentos da Igreja que os introduzem".

"Como seria bom se os pais recuperassem o velho costume de abençoar os filhos quando vão dormir ou quando saem de casa! Entre os camponeses de nosso país, vi homens adultos ajoelharem-se no meio da rua para receber a bênção de seus pais idosos", acrescentou o padre no jornal Desde la Fe, da arquidiocese do México.

“Que os filhos exijam que seus pais os abençoem em todas as ocasiões e assim crescerão entre as bênçãos e não entre as maldições”, disse.

Confira também: