"Incrível. Incrível."

É assim que Anna Sudomerski, coordenadora de comunicações da Igreja Católica de St. Peter em Beaufort, no estado americano da Carolina do Sul, descreve o programa de adoração eucarística da paróquia.

St. Peter's está entre as paróquias dos EUA que realizam a adoração eucarística perpétua com o Santíssimo Sacramento exposto 24 horas por dia.

Uma vez que a lei da Igreja determina que a exposição do Santíssimo Sacramento requer pelo menos um adorador presente em todos os momentos, isso significa que as paróquias que optam por esta forma extraordinária de culto devem coordenar um grande esforço durante todo o ano para garantir que pelo menos um voluntário esteja presente antes do Eucaristia a cada hora do dia.

A adoração eucarística, exposta ou reservada no sacrário, é um antigo costume da Igreja que remonta aos seus primeiros séculos. No entanto, sua prática hoje ocorre entre a fé enfraquecida na presença real de Cristo na Eucaristia, com os católicos dos EUA sinalizando uma crescente relutância em acreditar que Jesus está realmente presente no Santíssimo Sacramento.

Uma pesquisa da Real Clear Opinion Research no ano passado descobriu que cerca de metade dos prováveis ​​eleitores católicos duvidavam da doutrina da Presença Real; de forma mais ampla, em 2019, uma pesquisa do Pew Research Center descobriu que apenas um terço dos católicos acreditava nela.

No entanto, várias paróquias em todo o país nos últimos anos mantiveram iniciativas de adoração vibrantes, incluindo a de St. Peter´s, que iniciou sua adoração perpétua no início dos anos 1990.

Sudomerski disse que o programa de adoração de St.Peter’s começou na igreja histórica original da paróquia no centro de Beaufort. Com a construção de uma nova igreja em 2006, a adoração mudou-se para uma capela construída para esse fim.

Durante anos, disse Sudomerski, o programa de adoração foi administrado por capitães de equipe, cada um supervisionando um período específico de horas dentro de um determinado período de 24 horas.

“Eles se encarregavam de certos horários, como da meia-noite às 6h, caso o adorador não pudesse comparecer, então o capitão teria que encontrar um substituto ou cobrir a hora sozinho”, disse ela à CNA, agência em inglês do grupo EWTN. “Tínhamos quatro capitães de equipe cobrindo da meia-noite às 6h, das 6 h ao meio-dia, do meio-dia às 18h e das 18h à meia-noite.”

Ela disse que a adoção pela igreja do software de inscrição Adoration Pro “tornou muito mais fácil para as pessoas se inscreverem”.

“A partir daí, desde então, fizemos várias campanhas”, disse ela. “Um para distribuir formulários de interesse para ver quem estaria interessado em que horas. Acabamos de terminar mais uma campanha porque o Padre pensou que a Eucaristia é a coisa mais importante que temos. Fizemos callouts, mailings.”

Igreja Católica Light of the World em Littleton, Colorado

Kathryn Nygaard, diretora de comunicações da igreja Católica Light of the World em Littleton, nos arredores de Denver, no Colorado, disse que a paróquia mantém um programa de adoração desde 2007.

“Há dois paroquianos que são os principais coordenadores da capela de adoração e fazem um trabalho incrível”, disse ela. “Além disso, existem 24 'coordenadores de hora em hora' para ajudar a garantir que os substitutos preencham durante o horário de funcionamento e se comuniquem com os adoradores em seu horário específico.”

“Existem aproximadamente 270 pessoas envolvidas na adoração, como adoradores regulares ou como substitutos”, disse ela. A igreja organiza dois “fins de semana de renovação” em fevereiro para que os adoradores se reagrupem no próximo ano; anúncios regulares também são feitos nas missas de fim de semana para atrair mais interesse.

Os adoradores da Light of the World usam o software da igreja Flocknote para comunicar-se uns com os outros, disse Nygaard. “A maioria dos pedidos de substitutos é atendida em 1 a 2 dias”, observou ela.

Bispos pretendem 'incendiar' a renovação eucarística

Os bispos norte-americanos lançaram no ano passado o Renascimento Eucarístico Nacional , destinado a “incendiar” a devoção eucarística entre os católicos nos EUA. A iniciativa foi concebida pela primeira vez após a pesquisa Pew Research de 2019, mostrando um baixo número de católicos que acreditam na Presença Real.

Como parte do programa de três anos, as paróquias de todo o país foram incentivadas a lançar programas e eventos focados na Eucaristia para atrair os paroquianos a um relacionamento mais profundo com Jesus através do Santíssimo Sacramento.

No próximo ano, os bispos irão sediar um congresso eucarístico nacional com vários oradores católicos de alto nível, juntamente com o que se espera seja uma multidão de cerca de 80 mil católicos. Em junho, o papa Francisco chamou o congresso nacional do ano que vem de “um momento significativo na vida da Igreja nos EUA”.

Igreja Católica de São Boaventura em Columbus, Nebraska

Na Igreja Católica de São Boaventura em Columbus, Nebraska, os fiéis mantêm a adoração perpétua há mais de 62 anos - desde 14 de fevereiro de 1961, segundo um relógio ao vivo no site da paróquia.

A paróquia diz em seu site que as raízes de seu programa de adoração remontam a 1949 e se expandiram a partir de então. O programa agora inclui fiéis de outras paróquias próximas que vêm para participar da adoração.

O paroquiano Tim Cumberland disse à CNA que a igreja é “abençoada por ter cerca de 550 pessoas no programa”.

“Alguns anos atrás, passamos por um processo automatizado de gerenciamento de nosso programa de adoração perpétua, usando o software Adoration Pro”, disse Cumberland. “Isso melhorou muito nossa capacidade de nossos adoradores encontrarem inscritos online quando necessário. Um pedido de substituto geralmente é atendido em minutos.”

Kim Waller disse que o programa de adoração de 25 anos na Holy Infant Catholic Church em Ballwin, Missouri, ainda usa um programa de inscrição liderado por um coordenador em vez de uma inscrição online. Como muitos programas, a Holy Infant divide o gerenciamento da programação de adoração em segmentos de hora em hora.

“Os coordenadores de 24 horas formam a espinha dorsal da adoração perpétua”, disse ela. “Eles garantem que haja pelo menos um adorador presente na capela o tempo todo. O coordenador de hora em hora revisa a lista de inscrição semanalmente para garantir que seu adorador de hora em hora comprometido cumpra seu compromisso e entre em contato com o adorador se ele não tiver ido à adoração como comprometido por duas semanas consecutivas.

Uma nova equipe de coordenadores assumiu em janeiro, disse Waller. “Nos últimos anos, o ministério foi administrado por um casal que, desde então, faleceu com seis meses de diferença”, disse ela.

Santa Maria Auxiliadora em Aiken, Carolina do Sul

Donna Pierce disse à CNA que ajudou a lançar o programa de adoração 24 horas por dia, 7 dias por semana em Santa Maria Auxiliadora em Aiken, Carolina do Sul, há cerca de 30 anos.

“Acho que temos cerca de 10 a 15 pessoas que mantêm sua Hora Santa desde o início, e atualmente temos 318 adoradores semanais e cerca de 60 substitutos, sem contar as muitas pessoas que aparecem na capela quando podem”, disse ela.

Pierce disse que um padre de um apostolado de adoração perpétua ajudou a paróquia a lançar o programa. “Ele nos disse que ter adoração perpétua é realmente muito mais fácil de executar do que 40 horas ou outro período de tempo”, disse ela. “Os adoradores incorporam sua hora em sua agenda, para que você não precise se inscrever do zero.”

Ela disse que a paróquia mantém a participação no programa por meio de palestras bianuais nas missas (que Pierce descreveu como “nosso outono e blitz da Quaresma”). Esses esforços geralmente resultam em mais de algumas dezenas de inscrições.

No site do Renascimento Eucarístico Nacional , os bispos dizem que o ano atual do programa está focado em “promover a devoção eucarística em nível paroquial, fortalecendo nossa vida litúrgica por meio da celebração fiel da missa, adoração eucarística, missões, recursos, pregação e movimentos orgânicos do Espírito Santo”.

O evangelista católico Tim Glemkowski em um vídeo para o avivamento instou os líderes paroquiais a “priorizar os encontros pessoais com Jesus na Eucaristia” ao longo do ano.

“O coração deste convite … é criar espaço em nosso calendário paroquial este ano para que as pessoas venham e encontrem Jesus na Eucaristia pessoalmente”, disse ele. “Isso pode significar que as paróquias que não têm adoração perpétua iniciam essa oportunidade, ou oportunidades para procissões eucarísticas ou diferentes experiências devocionais”.

Pierce disse que dar início ao programa St. Mary décadas atrás foi uma perspectiva assustadora, mas ela seguiu em frente colocando sua confiança em Deus.

“Foi aterrorizante quando Mons. [Thomas] Evatt me pediu para ser o coordenador-chefe para iniciá-lo há muito tempo - eu tinha 30 anos com um filho pequeno e trabalhava meio período ”, disse Pierce. “Então eu fiz um acordo com Deus. Ele teria que ser o responsável por sustentá-lo, e nós seríamos apenas seus instrumentos”.

“Quantas, muitas vezes ele deixou claro que estava comandando!” ela disse.

Graças pela eternidade

O site de São Boaventura, por sua vez, prevê que as graças da adoração perpétua irão refletir não apenas no presente, mas por toda a eternidade.

“Algum dia, muito, muito longe, haverá um magnífico banquete celestial onde todos os adoradores do programa de adoração de São Boaventura se reunirão”, diz o site da paróquia.

“Será maravilhoso para todos nós que participamos do programa para compartilhar histórias de quantas de nossas vidas, e as vidas daqueles que tocamos como resultado, foram radicalmente alteradas por este encontro pessoal e duradouro com Nosso Senhor!”, continua o site.

Confira também: