Os cristãos devem imitar Jesus sendo firmes, não inflexíveis, nas suas convicções, estando assim abertos à mudança para o bem dos outros, disse o papa Francisco após a oração do Ângelus de hoje (20).

Narrando o trecho da Palavra de Deus em que Jesus encontra uma mulher cananeia, o papa partilhou a sua reflexão: “Vemos que Jesus muda sua atitude e o que o faz mudar é a força da fé da mulher. Detenhamo-nos, então, brevemente, nestes dois aspectos: a mudança de Jesus e a fé da mulher”.

A mudança de atitude de Jesus, segundo o papa, reflete a natureza amorosa e compassiva de Deus.

“Deus é assim: é amor, e quem ama não fica rígido. Sim, fica firme, mas não rígido. Não permanece rígido em suas próprias posições, mas se deixa mover e comover; ele sabe como mudar seus esquemas”, disse.

O papa exortou os cristãos a serem igualmente flexíveis e compassivos em seus relacionamentos e na vida de fé.

Sobre a fé da mulher cananeia, o papa Francisco falou de sua abordagem prática e sua relação pessoal com Deus.

“A mulher não é rica de conceitos, mas é rica de fatos: a cananeia se aproxima, se prostra, insiste, mantém um diálogo íntimo com Jesus, supera todos os obstáculos para falar com Ele. Aqui está a concretude da fé, que não é uma etiqueta religiosa, mas um relacionamento pessoal com o Senhor", disse ele.

O papa concluiu a sua mensagem com um convite à reflexão e à 00autenticidade na vida de fé dos crentes: “como está a minha fé? Ela se limita a conceitos e palavras, ou é realmente vivida, com a oração e as ações? Sei dialogar com o Senhor, insistir com Ele, ou me contento em recitar alguma fórmula bonita?".

“Que Nossa Senhora nos torne disponíveis ao bem e concretos na fé”, concluiu.

Confira também: