O padre Eduardo Hayen Cuarón, exorcista e diretor do jornal Presencia da diocese mexicana de Ciudad Juárez, falou sobre seis passos concretos para deixar o esoterismo e voltar à Igreja.

Esoterismo ou o esotérico, palavra que em sua raiz grega significa “interior” ou “interno”, refere-se ao que alguns consideram um conhecimento prévio ou “natural” que está acima de todas as religiões e é passado de geração em geração.

O esoterismo tem como manifestações a adivinhação, a quiromancia, o que está relacionado aos signos do Zodíaco, o uso de pedras e a magia, entre outras.

O esoterismo está em desacordo com a fé católica porque não só nega a divindade de Jesus Cristo, mas também vai contra o primeiro mandamento da lei de Deus: "Amarás a Deus sobre todas as coisas".

Num tuíte publicado em 1º de agosto de 2022, o padre Hayen propõe um caminho "para uma pessoa que se envolveu em atividades esotéricas, longe de Deus e da Igreja". Os passos são:

1. Exame de consciência e arrependimento.

2. Buscar a confissão.

3. Renunciar a Satanás.

4. Começar a rezar.

5. Retiro de evangelização.

6. Catequese permanente.

O padre também comenta que “algumas pessoas sugerem o terço diário e a missa diária. Eu digo: ainda não. Não cansem as pessoas. Não as faça correr quando ainda não têm o treinamento para caminhar. Devagar, estou com pressa".

O padre Hayen diz que “a missa dominical é muito importante, e se puder ser acompanhada por missas diárias, melhor ainda”.

“Você tem que ver a situação pessoal de cada pessoa e acompanhar de acordo com suas circunstâncias. Há casos mais graves do que outros”, conclui.

Confira também: