Cerca de 1 milhão de fiéis celebraram ontem (15) Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Fortaleza (CE), com a “Caminhada com Maria”, pela primeira vez depois de três anos das medidas impostas contra a pandemia de covid-19. Foi a 20ª edição do evento.

“Retomamos nossa caminhada presencial depois de um tempo de pandemia com suas apreensões e restrições” disse o arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tosi. “Assim somos chamados a olhar os sinais externos do caminhar para percebê-lo e vivê-lo no seu espírito, no seu significado mais verdadeiro: o caminhar da vida no Amor de Deus!”.

O evento iniciou às 12h, com missa no santuário de Nossa Senhora da Assunção, celebrada pelo bispo auxiliar de Fortaleza, dom Valdemir Vicente Andrade Santos.

Em sua homilia, dom Valdemir Vicente disse que a arquidiocese de Fortaleza manifesta seu “amor à Virgem Maria Santíssima fazendo essa grande caminhada“.

“Com Maria, caminhamos rumo ao Nosso Senhor Jesus Cristo”, disse ele. “A missão da Virgem Santíssima é reunir todos os seus filhos e filhas de Deus para levar ao Filho Jesus”.

Depois da missa, os fiéis seguiram em procissão pelo percurso da fé, um trajeto de aproximadamente 12,5 km até a catedral de Fortaleza, onde a imagem de Nossa Senhora da Assunção foi coroada, com a presença do arcebispo.

Segundo a arquidiocese, a Caminhada com Maria é um dos maiores eventos religiosos do país e foi criado em 2003, quando o então papa são João Paulo II declarou que o ano de 2003 seria o ano do rosário e pediu aos bispos do mundo inteiro que fizessem um evento referente a esta devoção nas dioceses.

Em 2015, a Caminhada com Maria foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, por sua importância, como forma de expressão do patrimônio histórico-cultural-religioso brasileiro.

 

 

Confira também: