Dom Larry Silva, bispo de Honolulu, capital do estado americano do Havaí, visitou ontem (15) a cidade de Lahaina para celebrar uma missa e se encontrar com sobreviventes dos incêndios florestais que ele disse terem devastado a cidade de “forma chocante.”

Embora o alcance da crise tenha sido “esmagador”, a resposta da comunidade local foi “notável”, disse o bispo à CNA, agência em inglês do grupo EWTN.

A diocese de Silva abrange todo o estado do Havaí, incluindo Maui, a segunda maior das ilhas havaianas e a terceira mais populosa. Essa ilha foi devastada por incêndios florestais este mês, com pelo menos 99 mortos.

O bispo disse à CNA por e-mail que celebrou a missa em Kapalua, Maui, no domingo (13) para cerca de 200 católicos ali reunidos.

“Para chegar a Kapalua, tivemos que dirigir na estrada acima da cidade de Lahaina. Em vários pontos da estrada vimos pontos destruídos pelo fogo, sejam residências ou comércios, era difícil dizer. Também pudemos ver a cidade de Lahaina, que foi devastada de forma chocante”, disse.

A polícia, incluindo a Guarda Nacional, está de guarda em Lahaina, disse o bispo.

Silva disse que ouviu inúmeras histórias de paroquianos “que perderam um ou mais de seus entes queridos ou vizinhos, cujas casas foram incendiadas ou que perderam seus meios de subsistência”.

Devido à perda local de torres de telefonia celular e cobertura de internet, Silva disse que a assembleia não soube da mensagem do papa Francisco enviada à ilha na última sexta (11) expressando consolo e orações. “Li a carta para eles e eles ficaram muito gratos”, disse.

O bispo também confirmou as histórias da surpreendente sobrevivência da igreja Católica Maria Lanakila em Lahaina.

“[A igreja] foi milagrosamente poupada, assim como a reitoria”, disse. “O convento adjacente, a escola e o salão foram todos queimados, junto com as casas vizinhas.”

“O pároco, o padre Kuriakose Nadooparambil, MF, foi autorizado a entrar com escolta policial e relatou que nem mesmo as flores da igreja estavam murchas ou chamuscadas”, continuou Silva. “Havia apenas uma cobertura de cinzas nos bancos. Agradecemos a Deus por esta bênção!”

Ele disse que a área ao redor da igreja precisará ser limpa e protegida antes que os paroquianos possam retornar para a missa.

Funcionários da escola estão trabalhando para levar as crianças de volta às aulas rapidamente, possivelmente usando salas de conferências de hotéis próximos.

O bispo, que participou ontem (15) de um serviço ecumênico de oração na igreja Católica Santo Antônio de Pádua em Wailuku, disse que mesmo em meio à devastação, as pessoas “têm oferecido orações, doações e seu próprio tempo para ajudar nesta crise”.

“A manifestação de amor e cuidado também foi notável”, disse.

Na semana passada, Silva pediu aos visitantes do site da diocese que fizessem doações à Fundação da Comunidade Católica do Havaí para “apoiar os esforços de socorro para nossos companheiros membros da comunidade afetados pelos incêndios florestais de Maui”.

O governo do condado de Maui disse em seu site na noite de segunda (14) que o incêndio de Lahaina havia sido 85% contido, enquanto vários outros incêndios estavam em processo de contenção ou já haviam sido extintos.

Confira também: