Estreou na sexta-feira nos EUA With This Light (Com Esta Luz), um filme que mostra a vida da irmã María Rosa Leggol, freira franciscana que ajudou mais de 87 mil crianças hondurenhas a sair da pobreza e da violência por meio de uma rede de projetos sociais e educacionais.

Irmã Maria, conhecida como a “Madre Teresa” de Honduras, morreu em outubro de 2020 aos 93 anos de complicações decorrentes da covid-19, mas seu legado continua vivo.

With this Light, que está em espanhol com legendas em inglês, está em exibição em alguns cinemas de Nova York, Chicago e Los Angeles desde a última sexta-feira (11), e a partir do dia 15 estará disponível para aluguel em várias plataformas como Apple TV+, Vudu, Google Play e YouTube.

A produtora executiva do filme, Jessica Sarowitz, disse em uma entrevista ao EWTN News Nightly, programa do grupo de comunicação EWTN, ao qual pertence a ACI Digital, que, para contar a história da freira, ela foi inspirada pela "enorme energia espiritual e impacto que ela teve em tantas pessoas".

“Havia tantas histórias incríveis que giravam em torno da irmã”, contou na entrevista. “Eu pensei: por que não sabemos mais sobre ela?”

Sarowitz conta que a irmã Maria “trabalhou durante 70 anos vivendo uma vida de serviço aos mais vulneráveis, os mais marginalizados em Honduras”, quando o país “passava por uma grande transição, muitas mudanças da Junta Militar à democracia”.

“Ela viveu em tempos de guerra, em um período de contraste com o que acontecia ao lado, na Nicarágua, com os sandinistas, e em muitas situações atuais, como os impactos ambientais em Honduras”, continuou.

Como é um documentário, a própria irmã María Rosa aparece ao longo de With This Light, assim como alguns jovens que encontraram esperança por meio de seu trabalho de caridade e conseguiram quebrar ciclos familiares de pobreza e violência.

With This Light poeticamente entrelaça suas histórias com a história quase milagrosa da irmã María Rosa Leggol, uma mulher cuja fé católica a sustentou durante ditaduras, golpes militares, narcoestados e desastres naturais, enquanto se dedicava aos mais vulneráveis da sociedade”, diz a sinopse do filme.

Irmã María Rosa Leggol nasceu em Puerto Cortés, Honduras, em 21 de novembro de 1926. Ela cresceu em um orfanato e aos 21 anos entrou para a Ordem Franciscana em 13 de junho de 1949.

Em 1966 fundou a Sociedade Amigos da Criança (SAN), entidade dedicada a atender jovens carentes na América Latina. Por meio dessa organização, ela criou várias instituições educacionais e pequenas empresas.

Ela também fundou centenas de abrigos para sem-teto, uma fazenda voltada para jovens e um centro hospitalar, conseguindo resgatar dezenas de milhares de crianças em meio a um prolongado período de instabilidade política e após um furacão devastador.

Ao longo dos anos, seu trabalho se expandiu para erguer mais de 500 casas em toda a América Latina.

Depois que With This Light foi exibido numa sessão privada em 2022 no Vaticano, foi anunciado que a arquidiocese de Tegucigalpa estava coletando depoimentos para a causa de canonização da irmã María Rosa.

Confira também: