O padre Eduardo Hayen, diretor do jornal Presencia da diocese mexicana de Ciudad Juárez, e o padre José Antonio Fortea respondem à pergunta se um demônio pode aparecer com um corpo humano.

“Os demônios são imateriais, não têm corpo”, escreveu o padre Hayen em sua conta na rede social X, antigo Twitter, em 13 de agosto de 2022.

No entanto, “por permissão divina e com limites postos por Deus, eles podem aparecer diante dos homens na forma de criaturas monstruosas, animais, homens escuros ou gnomos”, disse o padre. “Os padres do deserto e alguns santos tiveram esta experiência”.

O padre também disse que os demônios não podem decidir que aparência teriam.

“Os demônios não podem assumir a forma que eles gostariam. Eles poderiam fazer isso, mas Deus não permite por causa da confusão que seria gerada no mundo", disse.

“Eles também podem ter influências no corpo das pessoas, por exemplo, causando doenças ou golpes. Sem dúvida, a pior forma de sua ação extraordinária é a possessão do corpo de uma pessoa”, concluiu o padre Hayen.

A possessão demoníaca é uma situação que requer a ajuda de um padre exorcista.

O padre Fortea e a Summa Demoniaca

Em seu livro Summa Demoniaca, o teólogo espanhol José Antonio Fortea explica que “os demônios não têm uma forma visível determinada, sua forma é imaterial. Portanto, se eles se manifestassem de forma visível, poderiam assumir qualquer forma que quisessem”.

“Qualquer forma, por mais bela que seja, humana ou angelical, entra dentro da capacidade de seu poder. Eles poderiam aparecer na forma de um padre conhecido, do nosso confessor, do Santo Padre. Como é lógico, tal situação geraria total insegurança, por isso Deus não permite isso”, diz o especialista em demonologia.

“Deus, olhando para o nosso bem, não só não lhes permite este tipo de aparições extremamente enganosas, como também não permite que apareçam de qualquer maneira, mas só de modos determinados", acrescenta.

Isso, diz, serve “para que fique claro para nós, que somos como crianças ao lado deles, o caráter maligno daquele que aparece”.

“E assim Deus só permite que apareçam como sombras que se mexem, como criaturas monstruosas”, diz o teólogo espanhol.

O diabo é uma serpente ou um dragão?

O padre Fortea também explica que "quando dizemos que Satanás é um dragão ou uma serpente, o que queremos dizer é que ele tem o caráter monstruoso, feroz, venenoso e astuto desses seres".

No entanto, diz  Fortea, “em nenhum caso tem essa forma visual, pois continua sendo um belo anjo em sua natureza, embora repugnante em seu aspecto moral”.

“Ele sofreu a deformação só em sua pessoa, mas não em sua natureza. Seu ser pessoal foi deformado, mas sua natureza permanece e permanecerá intacta, não importa o que ele faça", continua.

O padre Fortea diz que "sendo ambas as coisas inseparáveis, ele é realmente um monstro, um ser disforme, alguém que produz repulsa e aversão".

Confira também:

Mais em