Na oração do Ângelus de hoje, 15 de agosto, Solenidade da Assunção da Virgem Maria, que no Brasil será  transferida para o próximo domingo (20), o papa Francisco disse que a Mãe de Deus mostra quais são os dois caminhos para chegar ao Céu, o serviço e o louvor.

“Hoje, Solenidade da Assunção da Virgem Maria, contemplamos sua ascensão em corpo e alma à glória do Céu. Também o Evangelho de hoje apresenta a sua ascensão, desta vez a uma 'região montanhosa', para ajudar a sua prima Isabel, e ali proclama o cântico jubiloso do Magnificat. Maria sobe e a Palavra de Deus nos revela o que a caracteriza ao ascender: o serviço ao próximo e o louvor a Deus”, disse o papa no início da sua reflexão de hoje (15), sob o sol de Roma.

O papa Francisco também meditou brevemente sobre a vida de Cristo, “uma subida a Jerusalém, lugar de doação de si mesmo na cruz”. Ele e sua Mãe, continuou, “venceram a morte e ressuscitaram; duas vidas cujos segredos são serviço e louvor”.

Sobre o serviço a Maria, o papa disse que não é algo fácil de fazer. “A Virgem, que acaba de conceber, percorre quase 150 quilômetros de Nazaré para chegar à casa de Isabel. Ajudar custa, a todos nós! Ajudar custa! Experimentamos sempre isso, na fadiga, na paciência e nas preocupações que o cuidado com os outros acarreta”.

Francisco falou sobre aqueles que se sacrificam para cuidar de crianças ou de idosos, ou de quem “não tem nada para retribuir”, há um compromisso que é certamente “fadigoso, mas é subir em direção do alto, é ganhar o céu! Isso é serviço de verdade. Mas o serviço corre o risco de ser estéril sem o louvor a Deus”.

A Virgem Maria não fala do seu cansaço ao chegar à casa de Isabel, mas transborda numa “cascata de louvores”, que a conduzem ao Magnificat, no qual louva especialmente a Deus.

“O louvor aumenta a alegria. O louvor é como uma escada: eleva os corações. O louvor eleva o espírito e supera a tentação de se abater. Como é bom louvar a Deus todos os dias, e também os outros! Como é bom viver de gratidão e de bênção em vez de lamentações e queixas, levantar o olhar em direção do alto ao invés de ficar de mau humor! Serviço e louvor”, continuou o papa Francisco.

O papa pediu que se façam a pergunta: “eu vivo meu trabalho e as ocupações diárias com espírito de serviço ou com egoísmo? Dedico-me a alguém gratuitamente, sem buscar benefícios imediatos? Em suma, faço do serviço o 'trampolim' da minha vida?”.

“E pensando no louvor: sei, como Maria, exultar em Deus? Rezo abençoando o Senhor? E, depois de louvá-lo, espalho a sua alegria entre as pessoas que encontro? Cada um procure responder a esses questionamentos. Que nossa Mãe, Assunta ao Céu, nos ajude a subir cada dia mais alto por meio do serviço e do louvor.”, concluiu.

Rezar pela paz

Depois da oração do Ângelus, o papa Francisco confiou a Maria Assunta ao Céu "a súplica pela paz, na Ucrânia e em todas as regiões dilaceradas pela guerra, infelizmente são tantas!"

“O estrondo das armas encobre as tentativas de diálogo, a lei da força prevalece sobre a força da lei, mas não nos deixemos desanimar, continuemos esperando e rezando, porque é Deus, é Ele quem guia a história. Que nos ouça", diz o papa.

Confira também: