No ano passado, a Igreja Católica na Polônia divulgo uma foto comemorativa do 81º aniversário da prisão de São Maximiliano Kolbe pelos nazistas. A imagem, a última tirada do santo antes de sua prisão final, não mostra a barba característica.

 

Quando a foto foi tirada, Kolbe já havia sido preso pelos nazistas uma vez, mas estava claramente decidido a continuar seus esforços de evangelização em todo o país. O mosteiro que ele havia estabelecido em Niepokalanów, 40 km a oeste de Varsóvia, tornou-se um importante centro editorial católico.

 

Os franciscanos na Polônia não os usavam. Ele raspou sua barba característica para se misturar com seus companheiros franciscanos e com a sociedade em geral.

 

A barba de Kolbe é a única relíquia de primeira classe que existe dele. O resto de seu corpo foi incinerado nos fornos de Auschwitz depois que ele foi assassinado pelos nazistas em 1941.

 

O padre James McCurry, franciscano conventual e ministro provincial da província de Nossa Senhora dos Anjos, fez uma homilia em 2016 comemorando o 75º aniversário do martírio de Kolbe, na qual mencionou a barba do santo.

 

McCurry, autor do livro “Maximilian Kolbe: Martyr of Charity”, disse que Kolbe escolheu manter a barba ao retornar de seis anos de trabalho missionário no Japão. Naquela época, era costume que os missionários deixassem crescer a barba comprida, e Kolbe quis mantê-la como uma lembrança de seus dias de missionário e como um lembrete para ser sempre um “missionário” do Evangelho.

 

McCurry disse que a barba de Kolbe o tornava incomum entre seus colegas franciscanos conventuais. A fama de Kolbe estava se espalhando na Polônia graças ao seu trabalho editorial, e sua barba única o ajudava a se destacar.

 

Foi para não se destacar que Kolbe decidiu raspá-la, finalmente, após a invasão nazista da Polônia em 1939, disse McCurry. A fundação por Kolbe da milícia da Imaculada (MI), um movimento de evangelização que se identifica com Maria, colocou-o no topo das listas de observação nazistas.

 

Um livro sobre sua vida traz esta citação do santo: “As barbas provocam o inimigo que se aproxima rapidamente de nosso convento. Nossos hábitos franciscanos também irão provocá-lo. Eu posso raspar minha barba. Não posso sacrificar meu hábito.”

 

Após um irmão cortar a barba de Kolbe para ele, o irmão primeiro tentou salvar a barba, mas Kolbe se opôs e disse a ele para jogá-la no fogão. Assim, obedientemente, o irmão jogou-o no fogão, mas o fogo não estava aceso, então o irmão mais tarde recuperou e guardou os pelos da barba em um pote de picles.

 

 

McCurry também era amigo de Franciszek Gajowniczek, o homem por quem Kolbe deu a vida no campo de concentração de Auschwitz no final de julho de 1941, após sua prisão em 17 de fevereiro.

 

Gajowniczek foi um dos dez homens selecionados para serem executados em represália pela fuga de um prisioneiro do quartel. Ele gritou: “O que vai acontecer com minha esposa e filhos?” E em resposta, Kolbe deu um passo à frente e se ofereceu para ocupar seu lugar. Os dez foram colocados, nus, em uma câmara de fome.

 

Todos os dez condenados naquele dia morreram eventualmente; seis morreram de fome e as mortes dos demais, incluindo Kolbe, foram aceleradas por uma injeção de ácido carbólico.

Confira também: