O Observatório Astronômico do papa, o Specola Vaticana, é um dos líderes da pesquisa científica do que está além do sistema solar.

"Nosso trabalho se concentra na pesquisa científica para entender o cosmos, sua origem e destino, e responder à questão de saber se estamos sozinhos no universo", disse o padre jesuíta e astrônomo Richard D'Souza, S.J. à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI.

O Observatório Astronômico remonta ao século XVI, quando o papa Gregório XIII estabeleceu a Torre dos Ventos no Vaticano, colaborando com astrônomos jesuítas na reforma do calendário.

Essa tradição foi fortalecida no século XX com figuras como o astrônomo jesuíta padre Angelo Secchi. Para combater as acusações de oposição ao progresso científico, o papa Leão XIII fundou oficialmente o Observatório em 1891 em Castel Gandolfo.

Enfrentando a poluição luminosa em Roma, Specola mudou-se na década de 1930 para Castel Gandolfo e fundou um segundo centro de pesquisa em Tucson, Arizona, em 1981.

Financiado pela Santa Sé, o observatório também recebe apoio da Fundação Observatório do Vaticano para projetos como o Telescópio do Vaticano, de tecnologia avançada, disse o padre D'Souza.

"Investigamos a atividade dos planetas extrassolares, ou seja, planetas fora do sistema solar. Enquanto outros estudam os planetas dentro do nosso sistema solar, nós olhamos mais longe", diz o padre D'Souza, que investiga o nascimento e a evolução de galáxias e é o superior da Comunidade da Specola Vaticana.

"Hoje, a ciência chegou ao ponto de estudar as atmosferas desses planetas distantes. Uma observação muito complexa. Estamos procurando sinais de algum tipo de vida nessas atmosferas. Isso é até onde a ciência vai; o resto é pura ficção científica", acrescentou ele.

"Até agora não encontramos sinais que indiquem a existência de vida. Talvez possamos descobrir nos próximos anos. Sinais indiretos de alguma forma de vida", disse o especialista astrônomo vaticano. "Não estamos falando de vida inteligente. Até agora não há sinais de vida inteligente fora do sistema solar. Estamos falando de vida muito simples; organismos ou plantas que podem capturar oxigênio nas atmosferas”.

Visitar o Observatório Astronômico do papa

A Specola Vaticana em Castel Gandolfo reabriu ao público com uma nova modalidade de inscrição para visitar o museu a partir de agosto.

“Agora é possível reservar visitas guiadas ao Observatório Astronômico do papa através da página dos Museus Vaticanos. Antes também era possível, mas era feito por e-mail”, diz o superior da Comunidade.

Há um museu construído nas cúpulas que abrigam dois telescópios antigos: um de 1890 e outro de 1960.

Fotografias ampliadas nas paredes mostram as visitas dos papas ao observatório. Uma foto de 20 de julho de 1969 mostra são Paulo VI observando a Lua através de um telescópio horas antes do pouso da Apollo 11 na lua.

À noite podem-se observar estrelas e planetas através de dois potentes telescópios em visits agendadas através dos Museus Vaticanos.

Confira também: