Uma relíquia de segundo grau de são Francisco Xavier foi recebida pela diocese de Joinville (SC) pelo padre jesuíta, Ednardo Serafim. A relíquia do patrono da diocese catarinense é um pequeno fragmento do barrete que são Francisco Xavier usava quando seu corpo foi exumado, em 1956.

O pedido da relíquia são Francisco Xavier foi feito pelo postulador da Companhia de Jesus, Pascual Cebollada, ao Dicastério para as Causas dos Santos, da Santa Sé, para a diocese de Joinville, que a recebeu no dia 8 de agosto com um certificado de autenticidade e comprovação da origem da relíquia.

A relíquia de 2º Grau é retirada de objetos de uso pessoal do santo, como roupas, cajados, crucifixos e outros. Segundo padre Ednardo a relíquia “é um sinal que nos aproximam daquela pessoa que a usou”, e no caso de são Francisco Xavier é um fragmento retirado do barrete no qual o santo “levava consigo com um grande ardor missionário”.

Para o padre Ednardo, essa relíquia é um símbolo do dinamismo missionário de são Francisco Xavier que agora faz parte da diocese.

 

 

Confira também: