Graças a uma iniciativa da Cáritas Italiana, com o apoio da Conferência Episcopal Italiana, 42 crianças ucranianas serão afastadas da guerra e passarão algumas semanas nas dioceses de Senigallia, Ascoli Piceno e Macerata.

 

Segundo o jornal Avvenire, da Conferência Episcopal Italiana (CEI), os menores chegam acompanhados de seus cuidadores, somando um total de 80 pessoas que se beneficiam deste projeto que também é incentivado pela Nunciatura Apostólica na Ucrânia.

Esses menores, das cidades de Nikopol e Kryviy Rih em Dnipropetrovsk, se juntam a outras 600 crianças e jovens que puderam passar algumas semanas em paz, longe da guerra que começou com a invasão da Rússia em fevereiro de 2022.

Segundo o Avvenire, "desde o início do verão, graças ao envolvimento de vários atores, foram organizadas férias solidárias em colaboração com a Cáritas Spes e a Cáritas Ucrânia, atividades em nível diocesano e a intervenção do Movimento Europeu de Ação Não-Violenta ".

Já em 2022, a instituição de caridade italiana havia aceitado o pedido da Caritas Ucrânia "para oferecer um período de férias na Itália a cerca de 200 crianças, antes da retomada das atividades escolares".

Essa experiência serviu para coordenar a chegada dos menores em 2023, que contou com o apoio das igrejas locais e dos fiéis para fornecer alimentação e hospedagem, além de atividades recreativas.

O diretor da Cáritas Italiana, o padre Marco Pagniello, disse que as crianças “certamente sonham com a paz e com o retorno a uma vida tranquila, de ir à escola, de poder voltar a abraçar os amigos e, para muitos deles, até mesmo aos pais que estão atualmente em guerra.”

As crianças que vêm de orfanatos têm a “esperança de finalmente poder sonhar com uma família”.

Pina Giuliani, uma das voluntárias, disse que vão tentar dar alguns dias de serenidade às mães e crianças que chegaram da Ucrânia.

Confira também: