Ao final do Angelus de hoje (13), papa Francisco lamentou um naufrágio "trágico" no Mediterrâneo, onde 40 pessoas perderam a vida.

O papa declarou ter rezado pelas vítimas e disse:" com dor e vergonha é preciso dizer que desde o início do ano já são quase dois mil homens, mulheres e crianças que morreram neste mar tentando chegar Europa."

Para Francisco, esta "é uma ferida aberta da nossa humanidade" e por isso encorajou "os esforços políticos e diplomáticos que procuram curá-la com espírito de solidariedade e fraternidade, assim como os esforços de todos aqueles que trabalham para prevenir naufrágios e resgatar migrantes”.

Ele também relatou que amanhã (14), véspera da festa da Assunção da Virgem Maria ao Céu, será realizada uma peregrinação a Bafoussam, em Camarões para pedir a paz no país, “ainda assolado pela violência e pela guerra”.

"Unamo-nos em oração aos nossos irmãos e irmãs dos Camarões para que, por intercessão da Virgem Maria, Deus sustente a esperança do povo, que sofre há anos, e abra caminhos de diálogo para alcançar a harmonia e a paz", pediu papa Francisco.

Francisco também rezou pela “ martirizada Ucrânia, que tanto sofre com esta guerra” e garantiu suas orações “pelas vítimas dos incêndios que devastaram a ilha de Maui, no Havaí”.