A rede EWTN anunciou na quarta (8) que o papa Francisco nomeou Colin Donovan, vice-presidente de teologia da EWTN Global Catholic Network, grupo do qual a ACI Digital faz parte, para a Pontifícia Academia Mariana Internacional, que tem a tarefa de promover a compreensão teológica e a devoção à Mãe de Deus. 

Donovan foi presenteado com a carta de nomeação e o diploma da Academia Mariana pelo bispo de Birmingham, Steven J. Raica, no estado americano do Alabama, durante uma missa televisionada na quarta (9).

A nomeação homenageia Donovan por suas contribuições ao campo da mariologia e seu compromisso em divulgar a devoção a Maria. 

Em entrevista ontem (10) à CNA, agência em inglês do grupo EWTN, Donovan chamou sua nomeação de “um grande privilégio”, acrescentando que não era algo que ele esperava, mas uma tarefa que ele está animado para assumir.

Donovan disse que a academia promove a “ciência mariológica”, a divisão da teologia que estuda Maria. A academia, fundada em 1946, organiza congressos marianos internacionais e publica um jornal de seu trabalho chamado Marianum.

“A academia está a serviço da Igreja e especificamente a serviço do papa para que ele possa fazer perguntas a eles se quiser”, disse Donovan. 

Donovan está se aproximando de seus 27 anos trabalhando na EWTN, onde atua como teólogo e comentarista no ar, muitas vezes respondendo a perguntas sobre mariologia.

Parte do papel de Donovan na EWTN exige que ele revise materiais para transmissão ou impressão, bem como responda a perguntas no rádio durante o programa Open Line, que ele apresenta há quase 20 anos.

Donovan disse que sua nomeação é uma oportunidade para continuar sua pesquisa e estudo da mariologia, o que a torna “bastante emocionante”, além da “grande honra que é representada simplesmente por ser nomeado para ela”.

Donovan disse à CNA que sempre teve uma devoção a Maria, uma relação que começou quando ele era criança com a recitação do Rosário e a formação mariana no Canadá de suas professoras, as irmãs de Nossa Senhora de Sion.

Seu primeiro encontro com o estudo teológico aprofundado começou em seu primeiro ano de faculdade enquanto estudava biologia na Northwestern University em Evanston, Illinois, quando alguém lhe perguntou o que pensava sobre Humanae Vitae, a carta encíclica do papa são Paulo VI sobre controle de natalidade.

Ele foi ler a encíclica para formar uma opinião e disse que “a clareza do que o papa escreveu sobre a ordem natural do casamento e da família me impressionou imediatamente”.

Donovan, veterano da Marinha, passou a estudar teologia e filosofia no seminário de Cristo Rei em Mission, na província canadense da Colúmbia Britânica. Ele então obteve uma licenciatura em teologia sagrada pela Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino, em Roma.

No início da década de 1990, antes de ingressar na EWTN, ele foi professor no Aquinas College em Nashville, no estado americano do Tennessee.

Em 2017, Donovan foi convidado a falar na conferência da Pontifícia Academia Mariana na Irlanda, que comemorou o 100º aniversário das aparições de Fátima. Ele também participou da conferência de 2021 da academia, realizada na plataforma online Zoom devido a restrições impostas contra a pandemia de COVID-19. 

Confira também: