Hoje, 10 de agosto, é celebrado o mártir são Lourenço, padroeiro dos diáconos e servidor dos pobres e cegos. Antes de morrer, o santo curou muitos cegos.

Na tradição da Igreja conta-se que o papa Sisto II nomeou o espanhol são Lourenço como responsável pelas obras de caridade da diocese de Roma.

Naquela época, o imperador Valeriano ordenou a morte do clero católico e o papa foi preso. Enquanto ele estava sendo levado para a prisão, o diácono Lourenço caminhou atrás do papa, pedindo para ir com ele.

São Sisto II profetizou que em poucos dias eles se encontrariam novamente e pediu-lhe que distribuísse os tesouros da igreja entre os templos e os pobres.

O diácono obediente apressou-se em cumprir a missão papal. Conta-se que ao entrar em uma casa soube que ali havia um cego. O diácono fez o sinal da cruz nos olhos e o cego recuperou a visão.

O papa Sisto II foi condenado à decapitação e, enquanto era levado para ser executado, são Lourenço voltou a caminhar atrás dele, implorando-lhe que não o abandonasse. E quando o diácono lhe disse que já havia distribuído os bens, os soldados o detiveram.

Enquanto estava na prisão, o diácono conheceu um pagão chamado Lucilo. O beato dominicano Jacopo de Varazze conta que este homem ficou cego “de tanto chorar”.

São Lourenço prometeu restaurar a visão dele se concordasse em acreditar em Cristo e ser batizado. Lucilo aceitou e recebeu a preparação catequética. Ele foi batizado e recuperou a visão.

A notícia se espalhou rapidamente em Roma e muitos cegos começaram a procurar Lourenço. O diácono, que conhecia bem o sofrimento do povo, curou todos.

São Lourenço foi martirizado em 10 de agosto.

Confira também: