A Igreja Católica celebra hoje (10), o mártir são Lourenço. Dois padres falam sobre a lição que ele dá sobre o senso de humor na vida cristã.

São Lourenço viveu em Roma entre os anos 225 e 258. O imperador mandou queimá-lo vivo em uma grelha gigante por não lhe apresentar os tesouros da Igreja que esperava.

Em vez de bens, o diácono levou a ele o que considerava os verdadeiros tesouros: leprosos, mendigos, órfãos, deficientes e pobres, que ele sempre ajudava.

Segundo a tradição, depois de ser condenado e depois de um tempo queimando na grelha, são Lourenço disse: “Já estou assado de um lado. Agora, me virem para o outro lado para ficar completamente assado. E eles assim o fizeram”.

O padre espanhol Pablo Pich-Aguilera, que serve em Barcelona, ​​​​disse que "só um cristão pode ter um humor de morte".

São Lourenço "ia fazendo piadas, porque sempre correu em seu sangue esse húmus humorístico, o vinho do Evangelho que alegra os corações mesmo nos momentos mais terríveis", disse o padre à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI.

O padre Pich-Aguilera disse que quando o santo viu “que já estava no ponto de seu agrado, ele convidou os comensais para o banquete dizendo-lhes: 'A carne está pronta, vocês podem comer'”.

Evidentemente, “aquilo exalava um odor que tinha para os pagãos um cheiro de chamusco, e para os cristãos um aroma muito agradável. Era o bom odor de Cristo que emana dos santos”, disse.

“Além disso, o rosto do mártir, não precisamente por causa do calor, resplandecia como se transfigurado. Seus carrascos também não viram isso”, disse o padre.

Padre Pablo também disse que “a força de Cristo nos capacita para olhar sempre para o Céu, contemplar as realidades eternas, basear nossa esperança naquilo que o próprio Cristo nos prometeu, uma promessa da qual Ele mesmo é o fundamento e a garantia”.

Por isso, disse, “diante da perseguição, diante do eventual martírio, podemos rir, porque bebemos do cálice da redenção, que nos dá vigor e a verdadeira alegria, uma alegria sobrenatural, capaz de fazer-nos rir mesmo diante da morte. Que nunca nos falte humor!"

O padre espanhol Juan Manuel Góngora, disse à ACI Prensa que “na vida cristã é fundamental viver um estado de espírito saudável que manifeste a profunda alegria de saber que somos queridos e amados por Deus”.

"Mesmo nos momentos mais difíceis, como são Lourenço nos mostrou, segundo a tradição", acrescentou.

Por isso, disse Góngora, é “importante que, como cristãos, não percamos o senso de humor, mesmo nas circunstâncias mais complicadas, como nos mostraram os santos”. “Cristo já venceu e a tristeza, fruto do mal, não tem a última palavra”, concluiu.

São Lourenço é o santo padroeiro dos cozinheiros.

Confira também: