"Inteligências Artificiais e Paz" é o tema escolhido pelo papa Francisco para o próximo Dia Mundial da Paz, que a Igreja celebra todos os anos no dia 1º de janeiro desde que são Paulo VI o instituiu no final de 1967.

O Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral divulgou hoje (8) um comunicado dizendo que " o notável progresso feito no campo da inteligência artificial tem um impacto cada vez mais profundo na atividade humana, na vida pessoal e social, na política e na economia".

Por isso, o papa Francisco pede “um diálogo aberto sobre o significado dessas novas tecnologias, dotadas de potencial disruptivo e de efeitos ambivalentes”.

O comunicado do dicastério recorda a necessidade "de estar vigilantes e de trabalhar para que na produção e no uso desses dispositivos não se enraíze uma lógica de violência e discriminação, em detrimento dos mais frágeis e excluídos, já que as injustiças e a desigualdades alimentam conflitos e antagonismos”.

“A urgência de orientar a concepção e o uso das inteligências artificiais de forma responsável, para que estejam a serviço da humanidade e da proteção da nossa casa comum, exige que a reflexão ética seja estendida ao âmbito da educação e do direito”, lê-se no comunicado.

“A proteção da dignidade da pessoa e o cuidado de uma fraternidade autenticamente aberta a toda a família humana são condições indispensáveis para que o desenvolvimento tecnológico contribua para promover a justiça e a paz no mundo”, conclui o comunicado.

Confira também: