Como já é tradição no início e no fim de cada viagem papal, o papa Francisco foi na manhã de hoje (7) à basílica de Santa Maria Maior, em Roma, para visitar a Virgem, depois de passar quatro dias em Lisboa para a JMJ.

O papa Francisco ficou em oração diante da Virgem Salus Populi Romani e agradeceu a viagem à capital portuguesa, onde se reuniram mais de um milhão de jovens de diversas nacionalidades.

O papa desembarcou em Lisboa na quarta-feira (2). Ao longo do dia, manteve diversos encontros com as autoridades e religiosos do país.

Na quinta-feira (3), reuniu-se com universitários e à tarde participou da cerimônia de boas-vindas no Parque Eduardo VII, onde exortou os jovens a encontrarem Jesus, num discurso que —pela energia, profundidade e proximidade —relembrou sua participação histórica na JMJ Rio 2013.

Na sexta-feira (4), atendeu a confissão de três jovens na chamada "Cidade da Alegria". Um deles, o espanhol Francisco Valverde, contou à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que foi "a confissão de sua vida".

Naquela mesma tarde, o papa Francisco também participou da via-sacra com os jovens, onde vários testemunhos comoventes marcaram o evento. Entre eles, uma mulher que contou como encontrou Deus depois de fazer um aborto.

Na manhã de sábado (5), o papa Francisco voou de helicóptero para o santuário de Fátima para rezar o terço com os doentes e deficientes. À tarde, foi ao Parque Tejo onde um milhão e meio de jovens o esperavam para a Vigília.

No domingo (6), encerrou a JMJ com uma missa, onde anunciou o destino da próxima JMJ. À tarde, antes de voltar a Roma, teve um encontro com jovens voluntários, no qual os incentivou a ser "surfistas do amor" nas "ondas da vida".

A basílica de Santa Maria Maior tem um significado especial para Francisco, pois é o lugar que ele visitou na manhã do primeiro dia de seu pontificado, em 14 de março de 2013, para confiar seu ministério petrino à Mãe de Deus diante do antigo ícone de Maria Salus Populi Romani, protetora do povo romano.

Confira também: