"Abri meus olhos e via perfeitamente", disse Jimena, espanhola de 16 anos que diz ter recuperado milagrosamente a visão depois de receber a eucaristia em Fátima, Portugal, durante a missa da JMJ.

Jimena foi de Madri com um grupo da Opus Dei para o encontro que reuniu mais de um milhão de jovens com o papa Francisco Lisboa. Nos dias anteriores, parentes e conhecidos dela organizaram uma novena para rezar por sua recuperação à Nossa Senhora das Neves, que foi comemorada no sábado, 5 de agosto, dia em que ela recuperou a visão.

Há dois anos e meio, Jimena ficou com apenas 5% da visão. Na manhã do sábado (5), quando o papa Francisco rezava o terço no Santuário de Fátima, Jimena recebeu o que ela mesma define como um "presente" da Virgem Maria.

Ela falou com a rádio espanhola COPE momentos depois de ter recuperado a visão. Em um áudio, Jimena conta que naquela manhã acordou “como eu venho acordando há dois anos e meio, vendo super embaçado”.

Ela explicou que foi à missa com as amigas "porque estamos na JMJ e depois de receber a comunhão comecei a chorar muito, porque era o último dia da novena e eu queria ser curada e pedi a Deus por favor, muitíssimo”.

"Quando eu abri os olhos, eu via perfeitamente", continuou Jimena, "foi demais, devemos agradecer muito pelo milagre, porque eu vi o altar, o sacrário, minhas amigas estavam lá, e as via perfeitamente".

Ela diz que conseguiu ler a oração que rezava para a novena.

Jimena diz estar “superfeliz” e agradece a todos que fizeram parte do grupo de oração. “Esta foi uma prova de fé, a Virgem me deu um grande presente que não esquecerei”, comenta.

Falando à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, no domingo (6), o cardeal Juan José Omella, arcebispo de Barcelona e presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), referiu-se a este possível milagre como "uma graça de Deus" durante a coletiva de imprensa no final da JMJ do parque Eduardo VII em Lisboa.

Ele disse que conseguiu falar com Jimena por meio de uma videochamada e que ela explicou o que aconteceu "naturalmente". "A menina estava emocionadíssima, ela era cega há um tempo e estava aprendendo o método braile há dois ou três anos".

Ele disse que Jimena “tinha que ler a oração de Ação de Graças na missa daquele dia com o grupo de Madri” e que, depois de receber a comunhão, conseguiu lê-la sem nenhum problema. A jovem também disse ao cardeal que estavam "nove dias pedindo a sua cura para a Virgem".

O cardeal a incentivou a “dar graças a Deus” e disse que “isso não leva ninguém à causa de beatificação, porque a Virgem já é santa, mas é sim uma graça de Deus”.

Ele disse que “depois os médicos vão ter que avaliar, como era, se era, se tinha cura ou não. Mas até agora, para a menina, isso foi um grande evento. Digamos milagre. Ela não via e agora vê. Agora os médicos vão poder dizer o resto, mas ela volta para casa vendo. Pois, bendito seja Deus".

Por fim, o cardeal disse que ficou “impressionado” com outros testemunhos ocorridos durante a JMJ de jovens que “recuperaram também a visão interior”.

Confira também: