Hoje (5) à noite, o papa Francisco vai celebrar a vigília da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 com jovens de todo o mundo no Parque Tejo. Durante o dia, milhares de peregrinos caminham rumo ao local, cheios de expectativas.

“É uma expectativa grande. Já estivemos nos últimos dias no Parque Eduardo VII com o papa Francisco e já foi um ambiente de loucura, com cerca de 800 mil pessoas. Hoje e amanhã são esperadas cerca de um milhão e meio. Então, vai ser um ambiente brutal e principalmente de oração”, disse à ACI Digital Diogo Correia, de Portugal, a caminho para a vigília.

“Estamos na alegria de estar reunido com o mundo inteiro, com a comunidade cristã. O coração fica cheio de esperança”, disse a brasileira Silvana Coutinho, de Manaus (AM), que está servindo como voluntária na JMJ Lisboa 2023.

A vigília no Parque Tejo acontece hoje às 20h45, no horário local (16h45 no horário de Brasília). Os jovens peregrinos vão passar a noite lá. Amanhã (6), o papa Francisco volta ao local para celebrar a missa de encerramento da JMJ, às 9h (5h no horário de Brasília).

“Estão todos com uma expectativa muito grande, porque é o culminar desta jornada. Estes dias têm sido uma aventura e um desafio para os jovens. Agora, mais uma, para vermos o papa e estarmos juntos na Eucaristia final”, disse o padre Adão de Moura, de Portugal.

Para o sacerdote, esta Jornada Mundial da Juventude tem tido “uma importância muito grande” para Portugal, “de acolher quem vem de fora e receber o que trazem, a alegria, a paz a unidade, mesmo nessa confusão, podermos sentir essa harmonia e comunhão entre todos”.

“Essa é a primeira jornada em nossa casa e mais um momento de ter o papa aqui. Então, é algo muito especial”, disse Diogo Correia.

Confira também: