Francisco Velarde, espanhol de 21 anos, foi um dos três peregrinos que se confessar am com o papa Francisco na manhã de hoje (4) na Cidade da Alegria da JMJ.

Poucas horas depois, e ainda "nas nuvens", Velarde contou à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI os detalhes do que considera "a Confissão da sua vida".

"Ainda não acredito nem um pouco, estou nas nuvens tentando assimilar tudo, recebendo um pouco de tranquilidade, porque realmente foi... Imagina, ainda não acredito e cinco horas já se passaram", disse Velarde.

O jovem de Córdoba, cidade do sul da Espanha, recebeu a notícia de que irira se confessar com o papa há um mês. "Eu estive pensando sobre o que iria acontecer hoje por 30 noites."

Para se preparar, Velarde começou a anotar em um caderno o que queria dizer ao papa. “Não temos muito tempo, cerca de dez ou 15 minutos, e eu realmente queria resumir o quão importante eu queria falar com o Santo Padre, questionar minha vida e deixá-lo me aconselhar”.

"Até esta última noite, foi difícil dormir, mas me ajudou muito a simplificar tudo o que eu queria dizer e ter essa mente para abrir com o Santo Padre, que no final, quer você queira ou não, dá um pouco de vergonha".

“Contei os pecados que mais me magoam”, disse Velarde.

«Foi a Confissão da minha vida», reitera, «e também confessei coisas que, embora já estivessem confessadas, hoje, tendo a oportunidade de estar com o Santo Padre, quis que me aconselhasse e me mostrasse como representante de Deus que está na terra, quis mostrá-lo a ele e também receber seu perdão por todas essas coisas”.

Durante a confissão, o Papa Francisco “interrompeu, comentou algo, me deu uma ideia de dar a minha vida”, disse o peregrino.

"Me convidou a ser corajosa, a amar mesmo quando é difícil e quando temos menos motivos para amar, para continuar amando." O Santo Padre também o convidou a manter "a alegria de ser corajoso, a coragem de seguir a Cristo".

O jovem espanhol, com a permissão do Papa, afirmou ser seu “mensageiro” e encorajou todos os jovens “a serem valentes e a terem coragem”.

Confira também: