Cerca de 800 mil jovens participaram da via-sacra com o papa Francisco no Parque Eduardo VII de Lisboa, Portugal, por ocasião da JMJ Lisboa 2023.

Depois dos ritos introdutórios e da oração inicial, o papa Francisco fez um discurso e depois da via-sacra fez uma oração e a bênção final.

A seguir, o discurso pronunciado durante a via-sacra com os jovens:

Queridos irmãs e irmãos, boa tarde. Vocês hoje vão caminhar com Jesus. Jesus é «o caminho» (Jo 14, 6) e vamos caminhar com ele, porque ele caminhou, quando esteve entre nós Jesus caminhou, caminhou curando doentes, atendendo aos pobres, fazendo justiça, caminhou pregando, ensinando ao outro. Jesus caminha, mas o caminho que mais está gravado em nosso coração é o caminho do Calvário, o caminho da cruz e hoje vocês vão com a oração, nós, eu também, com a oração renovar o caminho da cruz. E olhemos para Jesus que passa e caminhemos com ele. O caminho de Jesus é Deus que sai de si mesmo, sai de si mesmo para caminhar entre nós. Isso que escutamos tantas vezes na Missa “e o Verbo se fez carne e caminhou entre nós”, Lembram-se? “E o Verbo se fez homem e caminhou entre nós”, e faz isso por amor.

E a cruz que acompanha cada Jornada Mundial da Juventude é o ícone, é a figura deste caminho. A Cruz é o maior sentido do amor maior. Esse amor com que Cristo quer abraçar a nossa vida. Nossa? Mas sim, a tua, a tua, a tua, a de cada um de nós. Jesus caminha por mim, todos temos que dizer isso. Jesus começa esse caminho por mim, para dar a sua vida por mim e ninguém tem maior amor que aquele que dá a vida por seus amigos, aquele que dá a vida pelos demais. Não se esqueçam disso, ninguém tem maior amor que aquele que dá a vida, e isso foi o que Jesus ensinou. Por isso, quando olhamos o crucificado, que é tão doloroso, uma coisa tão difícil, vemos a beleza do amor que dá a sua vida por cada um de nós.

Dizia uma pessoa muito crente, uma frase que me tocou muito. Dizia assim: “Senhor, pela tua inefável agonia, posso acreditar no amor”. E Jesus caminha, mas espera algo, espera a nossa companhia, espera que olhemos. Não sei, espera abrir janelas de minha alma, de tua alma, da alma de cada um de nós.

Quão feias são as almas fechadas, que semeiam para dentro, sorriem para dentro, não têm sentido, Jesus caminha e espera com o seu amor, espera com a sua ternura dar-nos consolo, enxugar as nossas lágrimas.

Eu lhes faço uma pergunta agora, mas não a respondam em voz alta. Cada um a responde para si: Eu choro de vez em quando? Há coisas na vida que me fazem chorar?

Todos na vida já choramos e ainda choramos. E aí está Jesus conosco, Ele chora conosco. Porque nos acompanha na escuridão que nos leva ao choro. Vou fazer um pouquinho de silêncio e cada um diga a Jesus por que chora na vida. Cada um, diga a Jesus agora em silêncio.

(SILÊNCIO)

Jesus com a sua ternura enxuga as nossas lágrimas escondidas. Jesus espera preencher a nossa solidão com a sua proximidade. Quão tristes são os momentos de solidão. Ele está aí, ele quer preencher essa solidão. Jesus quer preencher o nosso medo, teu medo, meu medo. Esses medos escuros, Ele quer preenchê-los de consolação. E ele espera para nos empurrar, para abraçar o risco de amar. 

Vocês sabem disso, sabem disso melhor do que eu. Amar é arriscado. É preciso correr o risco de amar. É um risco, mas vale a pena corrê-lo, e Ele nos acompanha nisso. Ele sempre nos acompanha, sempre caminha, sempre ao longo da vida está junto a nós.

Eu só gostaria de acrescentar mais coisas. Hoje vamos fazer o caminho com ele, o caminho do sofrimento, o caminho de nossas ansiedades, o caminho das nossas solidões.

Agora, um segundo de silêncio e cada um de nós pense no próprio sofrimento, pense na própria ansiedade, pense nas próprias misérias. Não tenham medo, pensem e pensem na vontade de que a alma volte a sorrir. E Jesus caminha à cruz, morre na cruz para que a nossa alma possa sorrir. Amém.

Confira também: