Juliana Rodrigues, 27 anos, de São Paulo (SP), está participando da sua primeira Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa. Ela contou à ACI Digital que veio para a jornada “buscando renovar a fé”, depois de um tempo afastada da Igreja enquanto cursava duas faculdades.

“Eu entrei em uma rotina de trabalho e estudos grande, fazia duas faculdades ao mesmo tempo. Comecei a priorizar outras coisas, e não as coisas da igreja”, disse. Segundo ela, esse afastamento aconteceu aos poucos. “Um dia você não vai a um encontro, depois você decide deixar sua pastoral, outro dia você decide não ir à missa e, assim, vai se afastando de tudo”, disse.

Para Juliana, “se você não sabe exatamente o que quer, o ambiente universitário pode afastar da fé”. E isso “não acontece só por causa da realidade que encontramos nas faculdades, que não favorece em nada a vivência da fé, mas também pela rotina exaustiva de trabalho e estudos”.

“E, quando você se afasta, começa a questionar as coisas e até a ficar um pouco descrente”, disse.

Mas, Juliana contou que, com o tempo, começou a sentir “que faltava alguma coisa” para ela. “Até que falei ‘não, eu preciso voltar para a Igreja’. Eu sou devota de Nossa Senhora Aparecida e minha paróquia é de Nossa Senhora de Fátima. E eu sentia falta de estar no colo da Mãe”, declarou.

Por fim, Juliana disse que está “neste caminho de reaproximação, de estar mais presente na Igreja, buscar a confissão”. Nesse processo, veio “para a JMJ e espero voltar renovada”.

Confira também: