O papa Francisco elogiou "a contribuição feminina", especialmente na economia e na família, durante seu discurso aos universitários em Lisboa na quinta-feira, 3 de agosto.

“No inconsciente coletivo, quantas vezes se pensa que as mulheres são de segunda categoria, são reservas, não jogam como titulares”, disse o papa no seu segundo dia em Portugal, na 42ª viagem apostólica internacional, por ocasião da 37ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

"A contribuição feminina. Aliás vê-se, na Bíblia, como a economia familiar está em grande parte na mão da mulher. É ela a verdadeira «governante» da casa, com uma sabedoria que não visa exclusivamente o lucro, mas o cuidado, a convivência, o bem-estar físico e espiritual de todos, bem como a partilha com os pobres e os estrangeiros", acrescentou o papa na praça da Sede da Universidade Católica Portuguesa.

Francisco falou da importância de devolver a dignidade à economia e evitar que caia nas mãos do mercado selvagem e da especulação.

O discurso terminou com uma mensagem de incentivo aos universitários. O papa exortou-os a continuar a sua busca e a arriscar-se no caminho da vida, lembrando-lhes uma tradição medieval do Caminho de Santiago: "Ultreia" e "Suseia", expressões de encorajamento para continuar a busca e o risco da caminhada.

No encontro com os universitários, o papa falou da importância da educação superior na formação de uma geração comprometida com a justiça social, o cuidado do meio ambiente e o bem-estar de todos os seres humanos.

Antes do discurso do papa, após a interpretação de uma peça musical e a saudação de boas-vindas da professora Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa, foram dados dois testemunhos, um inspirado na Laudato si' e outro no Pacto Global pela educação.

Depois de uma música do coro, ouviu-se um testemunho sobre a 'Economia Francisco' e outro de uma jovem ajudada pelo fundo ‘Papa Francisco para uma Cultura do Encontro'.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

No final, depois de rezar o Pai Nosso, o papa Francisco abençoou os jovens e a primeira pedra do Campus Veritatis. Em seguida, ele saiu da Universidade e foi de carro para a sede da Scholas Occurrentes, em Cascais.

A missa do papa com os familiares de catequista morta

Na manhã de hoje (3), antes de deixar a Nunciatura Apostólica, o papa Francisco celebrou a missa em privado acompanhado por quatro familiares da francesa de 62 anos, animadora de catequese, que veio a Lisboa para a JMJ e morreu há poucos dias por causa de um mal-estar que sofreu na casa onde estava hospedada.

Confira também: