O Festival Halleluya, promovido pela Comunidade Shalom, está acontecendo na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023. “Essa é a quarta edição do festival em jornadas. A nossa grande proposta é a evangelização, oferecer aos jovens do mundo inteiro que participam da jornada uma experiência com música, com artes, com apresentações das diversas expressões artísticas, mas uma experiência profunda com a pessoa de Jesus Cristo”, disse o missionário Danilo Terra, responsável pela comunicação da comunidade.

A primeira edição do Festival Halleluya dentro da programação de uma JMJ foi em 2013, no Rio de Janeiro. Depois, o festival esteve presente nas jornadas de Cracóvia, Polônia, em 2016, e do Panamá, em 2019.

“No Rio de Janeiro, diante daqueles milhões de jovens que estavam lá para se encontrar com o papa, para se encontrar com Cristo e uns com os outros, percebemos que o Halleluya tem tudo a ver com a jornada”, disse Torres.

Para ele, “a experiência do Halleluya se encaixa perfeitamente na proposta da JMJ, porque também se torna um grande ponto de encontro dos jovens com Jesus, com eles mesmos e pode ser uma resposta para o anseio do coração dos jovens que estão na jornada. Deus mostra que eles podem ser mais do que um jovem que simplesmente participa, mas um jovem que pode concretamente evangelizar outros jovens”.

Além da programação com diversos shows e apresentações artísticas durante o dia no palco, “Jesus está exposto para adoração durante todo o evento”. Além disso, há local reservado para confissões e aconselhamentos.

“O grande objetivo do Halleluya Lisboa é proporcionar para o jovem que vem à jornada, mas também ao jovem de Lisboa, que talvez ainda não conheça Jesus, uma experiência autêntica com Cristo”, disse o missionário, ressaltando que o evento acontece em uma praça muito movimentada de Lisboa, na alameda D. Afonso Henriques. “Muitas pessoas passam por aqui, inclusive que não são da jornada, mas ficam curiosas com tudo o que está acontecendo”, disse.

A peregrina Águeda Sofia Torres, da ilha de Santiago, em Cabo Verde, esteve na tarde de hoje (2) no Festival Halleluya e fez “questão de parar um momento diante do Santíssimo”.

“Fui entregar minha vida no coração de Jesus. Consagrei a Ele minha família e também todos os jovens, para que a juventude que está aqui nesta jornada possa sair e levar Jesus Cristo a todos”, disse.

Ela contou que em 2013, participou da pré-jornada em Fortaleza (CE), onde aconteceu o Festival Halleluya. “Eu fiquei encantada, porque, estamos acostumados a ver o Santíssimo exposto em um local silencioso, e não em um festival. Achei muito boa essa oportunidade de estar com Jesus no festival”, disse. Por essa experiência anterior, Águeda já chegou ao Festival Halleluya em Lisboa esperando encontrar a capela com Jesus Eucarístico exposto.

O Halleluya na JMJ Lisboa 2023 começou ontem (1º) e segue até sexta-feira (4). A programação começa às 14h, para duas horas antes dos atos centrais da jornada, retorna entre 20h e 21h e segue até às 23h.

 

 

Confira também: