O papa Francisco pediu ao novo reitor da Universidade Lateranense, monsenhor Alfonso V. Amarante, que anuncie o Evangelho com verdade e alegria para fortalecer a instituição e seu papel na sociedade contemporânea.

“Trata-se de tornar a Universidade Lateranense mais robusta e ágil para melhor honrar sua primeira tarefa: anunciar a verdade e a alegria do Evangelho através do estudo, da reflexão e do trabalho acadêmico”, lê-se na carta do papa Francisco a monsenhor Amarante, publicada hoje (1º).

Na carta, o papa fala da importância de concluir a obra iniciada pelo professor Vincenzo Buonomo, seu predecessor no cargo. A Sala de Imprensa da Santa Sé também informou que o professor Buonomo recebeu hoje a nomeação do papa como conselheiro-geral do Estado da Cidade do Vaticano. Buonomo, nomeado reitor por Francisco em 2018 foi o primeiro leigo a ocupara o cargo na história da universidade.

Recordando que é a "Universidade do Papa", Francisco fala de sua especial proximidade com a Sé de Pedro. A Pontifícia Universidade Lateranense, fundada em 1773 por Clemente XIV, é uma universidade pontifícia com sede na extraterritorialidade vaticana de São João de Latrão, em Roma, e foi designada pelo papa são João Paulo II como "Universidade do Papa".

O papa anunciou também a nomeação de um diretor-geral que colaborará com a gestão administrativa e econômica e ajudará na elaboração de um plano estratégico de desenvolvimento. O objetivo deste projeto é fazer da Pontifícia Universidade Lateranense “protagonista” do sistema universitário eclesiástico e civil.

No planejamento didático e administrativo, Francisco exorta a aproveitar os sinais dos tempos e a colaborar com os Pontifícios Institutos associados à Universidade. A participação dos órgãos universitários competentes será essencial para apoiar as mudanças exigidas na “didática” e na “gestão”.

O papa também menciona a criação do Conselho Superior de Coordenação por um Rescrito de 21 de agosto de 2021. O Conselho será enriquecido pela incorporação de figuras qualificadas da Cúria Romana e do mundo universitário, fortalecendo o vínculo entre a Universidade Lateranense e a Sé Apostólica.

O processo terá início no dia 12 de setembro e espera-se que a Universidade participe ativamente nele.

Francisco conclui a sua mensagem confiando na “inteligência, prudência, criatividade e coragem” de todo o corpo universitário e do novo reitor para contribuir neste processo crucial para o futuro da instituição.

Confira também: