Hoje (1º) é dia de santo Afonso Maria de Ligório, que deixou escritos vários exemplos de como Nossa Senhora consola antes de morrer e consegue a salvação de seus devotos.

No livro As Glórias de Maria, Santo Afonso (1696-1787), Doutor da Igreja e padroeiro dos confessores e moralistas, reflete sobre o amor materno de Maria e sua poderosa intercessão junto ao Filho.

1. A pobre pastorinha

Entre os exemplos que ele apresenta para corroborar a ajuda mariana está o de uma pastora que visitava uma capela, que estava no monte. Havia uma imagem da Virgem que ela enfeitava com o que tinha, no meio da sua pobreza. No entanto, a pastorinha morreu.

Dois religiosos que passavam por aquela região pararam para descansar e tiveram uma visão. Eles viram um grupo de belíssimas virgens acompanhando uma mulher majestosa. Um deles perguntou quem ela era e para onde estava indo. A bela senhora disse a ele que ela era a Mãe de Deus e que estava indo para a aldeia para ver uma pastorinha moribunda que a visitava com frequência.

A visão terminou e os religiosos foram procurar a pastorinha. Quando a encontraram, ela pediu que roguem a Deus para ver a companhia com quem ela estava.

Os religiosos se ajoelharam e viram como Nossa Senhora a consolava. Então, no meio do canto das virgens, Maria colocou-lhe então uma coroa e a alma da pastorinha foi para o céu com Nossa Senhora.

2. A moribunda abandonada

Santo Afonso também conta que certa vez um padre foi levar o viático a uma moribunda abandonada. Ao entrar em seu pobre quarto, ela viu como tudo estava iluminado e que a Virgem Maria a consolava.

A Mãe de Deus pediu ao padre perplexo que entrasse e trouxe-lhe um assento para que pudesse ouvir a confissão de sua devota. A moribunda se confessou, comungou e morreu feliz nos braços de Nossa Senhora.

3. A pecadora endurecida

O santo Doutor da Igreja também conta o caso de uma mulher chamada Maria que foi uma pecadora impenitente até a velhice. Por isso foi expulsa pelos habitantes da cidade, onde também vivia uma serva de Deus chamada irmã Catarina de S. Agostinho. Esta freira costumava rezar pela alma de todos os defuntos.

Maria foi morar em uma gruta e acabou morrendo sozinha sem os sacramentos e sem a ajuda de ninguém. Quatro anos depois, a alma da pecadora apareceu à irmã Catarina e dizendo-lhe que a irmã não havia intercedido por ela.

A freira não a reconheceu e a alma lhe disse que era aquela pobre Maria que morreu na gruta. A irmã Catarina perguntou-lhe se tinha sido salva e ela respondeu que sim, graças à Virgem. Então, a idosa contou que antes de morrer pediu ajuda a Nossa Senhora.

A Mãe de Deus obteve-lhe a graça de poder fazer um ato de contrição e por isso ela foi salva. No entanto, foi para o purgatório, mas a Virgem também abreviou seus sofrimentos. Por isso apareceu à irmã Catarina para pedir que mande celebrar missas em seu nome para que pudesse ir logo para o céu. Em troca, a idosa prometeu à serva de Deus que sempre rezaria por ela.

Santo Afonso Maria de Ligório tem muitos outros exemplos impressionantes da intercessão da Virgem Maria por seus devotos. É possível ler o livro em PDF AQUI.

Confira também:

Mais em