Em um novo Popecast, o papa Francisco falou com jovens alguns dias antes do início da Jornada Mundial da Juventude JMJ Lisboa 2023. Nesse contexto, ele respondeu à pergunta de uma argentina sobre a crise no país.

O primeiro Popecast, podcast produzido pelo Vatican News, site de notícias oficial da Santa Sé, foi transmitido em março passado no décimo aniversário do pontificado do papa Francisco.

Neste segundo Popecast, o papa Francisco conversou com jovens de todo o mundo, entre eles uma argentina que participará da Jornada em Portugal.

Segundo a representante da diocese de Rafaela (Santa Fe) os jovens da Argentina querem ver um país melhor, que dê oportunidades a todos, sem esquecer os mais pobres.

Por isso perguntou ao papa Francisco como manter o esforço diário e assim poder construir esse futuro

“Entendo quando fala da luta diária para ter um país melhor, mas temos um país muito belo, muito belo”, disse o papa. “O problema da Argentina somos nós, os argentinos, que muitas vezes não temos forças para seguir em frente, para ser constantes em seguir em frente”.

"Quando algo dá errado, nós argentinos mudamos e às vezes acreditamos que com três passos acaba tudo, mas ainda há um longo caminho a percorrer", disse ele.

O papa falou da última Copa do Mundo, na qual a seleção passou por duas partidas difíceis, contra a Holanda e contra a França na final, antes de ser campeã.

“Acreditamos que a coisa acaba porque nos cansamos no caminho e paramos no meio”, disse ele. "Adiante, você sempre tem que olhar para o fim do caminho".

Com seu humor característico, usou uma história para ilustrar o seu pensamento:

"Certa vez, os anjos foram ao encontro de Deus e se lamentaram. Disseram-lhe: 'Você, Pai Eterno, é injusto, porque a todos nós deu uma única coisa de riqueza, seja o campo, as vacas, a mineração ou a pesca, uma. Mas para os argentinos o senhor deu tudo. Porque a Argentina é rica em pesca, em minerais, é rica em tudo. E dizem que o Pai Eterno respondeu: 'Eu percebi isso e, para equilibrar, dei-lhes os argentinos'", brincou.

Confira também: