A produtora Bosco Films anunciou que durante a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 será exibido o filme La sirvienta, sobre uma santa “feminista” que ajudou milhares de mulheres no século XIX.

La sirvienta é o último filme dirigido por Pablo Moreno. Foi produzido pela Stellarum Films e pelas Religiosas de Maria Imaculada, Ordem fundada em 1876 por santa Vicenta Maria López de Vicuña (1847-1890).

Entre os atores estão Assumpta Serna (Red Libertad, Borgia, Aquí no hay quien viva, Trash, Enrique VIII), Elena Furiase (Rosalinda, Cuéntame, Um dios prohibido) e Antonio Reyes (El Ministerio del Tempo, Gran Hotel).

O filme faz parte dos eventos da categoria “cinema” do Festival da Juventude e será exibido no Cinema São Jorge, no dia 1º de agosto, às 14h30 (hora local), na sala 3. A exibição será em espanhol com legendas em português.

No dia 2 de agosto, às 20h, será na sala Manoel de Oliveira, desta vez em espanhol com legendas em inglês.

Nascida em uma família rica, santa Vicenta María dedicou grande parte de sua vida a ajudar, educar e promover o trabalho decente para as mulheres.

Eram jovens que deixavam suas aldeias para construir um futuro melhor para si nas grandes cidades, principalmente no serviço doméstico, história como a de muitas mulheres hoje.

La sirvienta estreou na Espanha em março deste ano, atingindo 16 mil espectadores. Também foi apresentado no Festival de Cinema Europeu - Berlim 2023 e em Roma no dia 15 de fevereiro. Nesse mesmo dia, o papa Francisco recebeu uma cópia do filme das mãos da protagonista, Cristina González del Valle.

Confira também: