A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 vai plantar árvores “associadas a seis grandes famílias religiosas: Taoísmo, Hinduísmo, Budismo, Judaísmo, Cristianismo e Islão”, diz comunicado da organização do evento. A iniciativa vai acontecer no dia 2 de agosto, às 18h30, Jardim Botânico Tropical da Universidade de Lisboa.

O comunicado da JMJ Lisboa 2023 disse que o plantio das árvores vai assinalar “a presença do papa Francisco em Lisboa no âmbito” da jornada.

A JMJ Lisboa 2023 acontecerá de 1º a 6 de agosto. O papa Francisco estará em Portugal para este encontro internacional entre os dias 2 e 6.

 Segundo a organização da jornada, as árvores plantadas “evocarão, durante largos anos, o apelo de Francisco ao cuidado pela natureza, à fraternidade universal, e ao convívio pacífico entre as religiões”.

Depois do plantio, haverá a exposição ‘Simbolismo das plantas da Bíblia e de outros livros sagrados’, organizada pelo Grupo de Missão JMJ Lisboa 2023 do governo de Portugal, com a colaboração de pesquisadores da Universidade de Lisboa. O objetivo da mostra é “dar a conhecer pequenas histórias que ligam as plantas ao sagrado, tornando-as símbolos para uma multiplicidade de povos e civilizações, de religiões e de crenças”, diz o comunicado da JMJ Lisboa 2023.

Também será feita a apresentação do livro ‘Plantas da Bíblia nos Jardins de Belém em Lisboa’, resultado da colaboração entre o Grupo de Missão JMJ Lisboa 2023 e a Universidade de Lisboa. “A obra tenta dar a conhecer as plantas da Bíblia nos jardins que podemos visitar e evidenciar a ligação entre o material e o imaterial que nos pode ser transmitida pelas plantas”, diz a nota.

Confira também: