Cerca de 400 escuteiros saíram hoje (27) da capelinha das aparições do santuário de Fátima, Portugal, para uma peregrinação a pé de 135 quilômetros até Lisboa, para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Eles carregam a imagem peregrina número 2 de Nossa Senhora de Fátima.

A iniciativa #AndaComMaria é promovida pelo Corpo Nacional de Escutas (CNE), uma associação escotista de caráter confessional católico, fundada em 1923. Participam da peregrinação escuteiros de Portugal, França, Ruanda, Haiti e Madagáscar.

“Esta iniciativa, promovida pelo CNE, tem um grande simbolismo porque nos mostra o rosto jovem da Igreja a caminho da JMJ Lisboa 2023 e nos diz que o santuário, que é lugar de confluência de tantas pessoas, é também lugar de partida, de envio e de missão”, disse ao site do santuário de Fátima o reitor, padre Carlos Cabecinhas.

O assistente nacional do CNE e assistente mundial da Conferência Internacional Católica do Escutismo, padre Luís Marinho, disse que a peregrinação é uma oportunidade para os jovens se “reencontrarem a si mesmos, aos outros e a Deus”.

Para o padre Marinho, Fátima é um local onde os jovens podem aprender o caminho para uma vida “feliz e comprometida com o mundo, à luz do Evangelho”.

“Foi aqui, em 1917, que tudo começou: as aparições da Virgem a três crianças, a quem Ela ensinou o caminho do Evangelho e da vida feliz, como a que o escutismo nos propõe. A história de Fátima é aberta ao futuro. Um século depois, muitas pessoas aqui iniciaram ou reiniciaram um caminho de vida e de fé. O caminho que vamos percorrer é, também ele, um caminho aberto ao futuro”, disse.

O sacerdote pediu aos jovens que “acolham com entusiasmo” a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima. “Temos uma Mãe que nos acompanha no caminho da vida e nos ama até ao fim”, disse.

Os escuteiros carregaram o andor com a imagem de Nossa Senhora de Fátima da capelinha das aparições até o carro que vai trabsportá-la até Lisboa.

O trajeto da peregrinação vai passar por Minde, Alcanena, Pernes, Verdelho, Santarém, Cartaxo, Azambuja, Carregado e Vila Franca de Xira. Os escuteiros devem caminhar cerca de 25 quilômetros por dia. Em alguns locais, farão procissões com a imagem peregrina.

Confira também: