Autoridades da Santa Sé se reuniram ontem (26), com representantes da Conferência Episcopal Alemã (CEA), para conversar sobre o Caminho Sinodal Alemão.

O Caminho Sinodal Alemão, iniciado em 2019, é um processo de discussão entre bispos e o Comitê Central dos Católicos Alemães (ZdK, na sigla em alemão).

Em março deste ano, foram aprovadas medidas para mudar a doutrina católica sobre sexo no sentido de aceitar o homossexualismo, a ordenação de mulheres como diaconisas, a bênção de uniões homossexuais, a normalização da pregação dos leigos na missa e um pedido para que a Santa Sé “reexamine” a obrigatoriedade do celibato sacerdotal.

Também foi aprovada a criação de um conselho sinodal permanente que supervisione a atuação dos bispos

“Hoje se reuniram no Vaticano representantes da Cúria Romana e da Conferência Episcopal Alemã (CEA). Trata-se da continuação do diálogo iniciado durante a visita ad Limina dos bispos alemães em novembro de 2022”, disse um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado ontem (26).

“Nessa ocasião foi acordado continuar debatendo as questões teológicas e disciplinares que surgiram em particular no 'Caminho sinodal'”, diz o texto sem dar detalhes.

Da Cúria Romana, estiveram presentes os cardeais Luis Francisco Ladaria Ferrer, prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé; Kurt Koch, prefeito do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos; Pietro Parolin, Secretário de Estado da Santa Sé; os arcebispos Filippo Iannone, prefeito do Dicastério de Textos Legislativos; Robert Prevost, prefeito do Dicastério para os Bispos; e Vittorio F. Viola, secretário do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

Da Conferência Episcopal Alemã, participaram dom Georg Bätzing, presidente da CEA; dom Stephan Ackermann, presidente da Comissão de Liturgia; dom Michael Gerber, presidente da Comissão Vocacional; dom Bertram Meier, presidente da Comissão de Serviços Eclesiais; e dom Franz-Josef Overbeck, presidente da Igreja Universal e Comissão de Fé.

Também participaram a secretária-geral Beate Gilles, e o porta-voz da conferência, Matthias Kopp.

Confira também: