Após 18 anos à frente da comunidade monástica de Taizé, o irmão Alois Loeser escolheu um sucessor.

 

Segundo a comunidade, após consultar outros irmãos, o católico francês escolheu o irmão Matthew (Andrew) Thorpe, de 58 anos, para ser o terceiro prior da história da comunidade.

 

Torpe, um anglicano do Reino Unido, irá assumir o posto em 3 de dezembro. Ele se uniu à comunidade de Taizé em 1986.

 

Taizé é uma comunidade monástica ecumênica fundada em uma pequena cidade na região francesa da Borgonha em 1940. Seu foco é promover a fé e a unidade cristã entre jovens, muitos dos quais participam na comunidade através de retiros e outros eventos.

 

O grupo também é conhecido por seus cantos distintivos, muitos dos quais são utilizados e bem conhecidos muito além da comunidade.

 

O irmão Roger Schütz, um protestante reformado suíço, foi o fundador e o primeiro prior de Taizé. Loeser sucedeu Schütz como prior após Schütz ser assassinado durante um serviço de oração em 2005.

 

Em uma entrevista no programa EWTN News Nightly nesta semana, Loeser, de 69 anos, disse que a morte de Schütz é uma de suas memórias mais significativas de seus 49 anos como membro de Taizé.

 

“Ele foi morto durante a oração comum na igreja e eu tive que assumir o ministério [de prior] imediatamente no dia seguinte”, disse Loeser à apresentadora do show, Tracy Sabol, na terça (25).

 

“Encontrei muito apoio do papa Bento durante aquele período. Ele nos deu muito apoio para continuar nossa vocação de unidade”, acrescenta.

 

O prior explicou que hoje a comunidade tem cerca de 90 mil irmãos de diferentes denominações cristãs. “Queremos viver a unidade, a unidade dos cristãos. Cristo nos pede a ser um para que então o Evangelho possa realmente brilhar no mundo”, disse.

 

O líder em saída disse que começou a discutir e a rezar sobre escolher um novo prior há dois anos.

 

“Há alguns anos senti que tínhamos entrado em uma nova fase de nossa vida como uma comunidade. Há muitas mudanças no mundo, na Igreja. Também há muitos outros novos irmãos que não conhecem nosso fundador, o irmão Roger”, disse.

 

Após buscar o conselho de outros irmãos, ele designou seu sucessor, seguindo as regras da comunidade. Em Taizé, o papel de prior não tem idade fixa ou tempo limite.

 

“Tenho total confiança de que [Thorpe] dará continuidade e dará os passos certos para impulsionar nossa comunidade a ser, de acordo com a intuição de seu fundador, uma ‘pequena parábola de comunhão'”, disse Loeser em um comunicado à imprensa em 23 de julho.

 

A comunidade de Taizé foi encarregada de liderar uma vigília de oração ecumênica com o papa Francisco em Roma no dia 30 de setembro, poucos dias antes do início da primeira de duas assembléias de quase um mês para o sínodo sobre a Sinodalidade.

 

Loeser disse ao “EWTN News Nightly” que ouvir os jovens é um ponto muito importante para a comunidade.

 

Além de instruir na Bíblia e na fé cristã, “também os ouvimos: quais são suas expectativas, quais são suas perguntas, quais são seus sofrimentos”, disse ele.

 

Ele disse que a unidade cristã “tem que começar em pequena escala, tem que começar de forma concreta”.

Confira também: