Em um podcast, o bispo Joseph E. Strickland, de Tyler, Texas, negou qualquer irregularidade sobre sua conduta e a de sua diocese e disse que a recente visitação apostólica ordenada pela Santa Sé “não foi divertida”.

Strickland, de 64 anos, é uma figura popular, mas polarizadora. Muitos conservadores americanos apreciam sua franqueza e firme defesa do nascituro, do casamento, da liturgia tradicional e da ortodoxia católica. Ele tem 136 mil seguidores no Twitter.

Strickland lidera a diocese de Tyler desde 2012. O bispo enfrenta críticas pelo que alguns veem como postagens intempestivas nas redes sociais, impróprias para um proeminente bispo dos EUA, como um tuíte de 12 de maio que sugeria que o papa Francisco estava “minando o depósito da fé”.

 

Os delegados da Santa Sé estavam “buscando por tudo”, disse Strickland em episódio gravado do “Bishop Strickland Hour”, transmitido ontem (25).

“Houve alguns problemas administrativos e tenho certeza de que as pessoas estão preocupadas”, disse o bispo. “Tenho certeza de que há pessoas dizendo que deve haver algo muito ruim, e algo realmente deu errado para esta visita apostólica [acontecer].”

 

“Não tenho nada a esconder”, disse o bispo em um trecho do programa postado no YouTube e comparou a visitação a “ser chamado à sala do diretor”.

 

A visitação apostólica é uma forma específica de visita canônica em que qualquer superior eclesiástico visita ou envia um delegado a pessoas ou instituições sob sua autoridade para manter a sã doutrina e moral ou corrigir abusos. O papa pode iniciar visitas apostólicas em toda a Igreja universal na qualidade de supremo pontífice.

 

A visita apostólica de Strickland e sua diocese foi supervisionada pelo dicastério para os Bispos da Santa Sé. Essa intervenção sugere uma possível ação disciplinar contra Strickland no futuro.

 

Em 25 de junho, uma fonte da diocese disse ao EWTN News, programa da EWTN, grupo a que pertence ACI Digital, que a visita apostólica consistiu em entrevistas com clérigos e leigos diocesanos durante e uma reunião com o próprio Strickland. O bispo emérito Gerald Kicanas, de Tucson, no Arizona, e o bispo Dennis Sullivan, de Camden, Nova Jersey, foram os responsáveis pelo inquérito.

 

O processo abordou o uso das redes sociais pelo bispo, mas também questões relacionadas à gestão diocesana, segundo a fonte.

 

Ao discutir o inquérito da Santa Sé em seu programa de rádio, Strickland repetiu que o processo foi difícil.

 

“Não é algo para o qual eu seria voluntário, passar por uma visitação apostólica”, disse. “Isso meio que coloca uma sombra sobre a diocese”.

 

O bispo disse achar que foi sujeito à visitação “porque fui ousado o suficiente e amei o Senhor e sua Igreja o suficiente, simplesmente pregando a verdade”.

 

Sem ser específico, disse: “O triste é que muitas pessoas estão trazendo uma mensagem falsa que é prejudicial ao mundo e ao corpo místico de Cristo que é a Igreja”.

 

“Mas a falsa mensagem nunca prevalecerá”, continuou ele. “Isso nunca destruirá a fé das pessoas que conhecem sua fé e são fortes na fé. Infelizmente, há muitos que não são bem catequizados e são facilmente iludidos por falsos evangelhos que estão por aí.”

 

Comentando as pessoas no Twitter que dizem “o bispo Strickland está de saída”, o bispo disse: “Talvez eles estejam certos”.

 

“Mas a realidade é que estou feliz servindo como pastor da diocese de Tyler. Considero uma honra que não mereço”, continuou. "É um monte de trabalho. São muitos desafios. Cometi erros, mas a bondade das pessoas e a graça de Deus nos permitiram fazer coisas realmente boas”.

 

O mandato de Strickland também traz sinais positivos em Tyler.

 

Há 21 homens em formação sacerdotal para o território de apenas 55 mil católicos, uma taxa de seminaristas por católico consideravelmente maior do que a maioria das outras dioceses dos EUA. A diocese também está em boa situação financeira.

 

“As finanças estão em ordem, temos uma ótima equipe financeira, o desenvolvimento é forte, temos um bom número de seminaristas”, disse Strickland em seu programa de rádio. “E vou às diversas paróquias, celebrando o crisma, o povo é muito acolhedor. Eles dizem que estão rezando por mim.”

 

 

“A alegria de continuar a anunciar o Evangelho de Jesus Cristo é uma alegria que sei que não vai parar se o fizermos com amor, com caridade e clareza, com humildade, sempre prontos para ser corrigidos, " ele disse.

 

"Mas quando estamos falando a verdade de Jesus Cristo, não há correção”.

“E o mundo pode tentar nos calar, mas não vai funcionar”.

Confira também: