A Conferência dos Bispos Católicos das Filipinas (CBCP, na sigla em inglês) disse que a diocese de Laoag, no norte do país, abrirá uma investigação sobre a vida de uma adolescente católica que poderia se tornar uma das santas mais jovens da história.

Segundo a CBCP, Niña Ruiz-Abad, de 13 anos, morta em 1993, deixou um grande impacto por sua devoção a Deus e seus atos de caridade, apesar de sofrer de cardiomiopatia hipertrófica, uma doença cardíaca incurável que foi diagnosticada quando ela tinha dez anos.

“Ela tinha uma forte devoção à Eucaristia e dedicou a sua vida a distribuir terços, Bíblias, livros de orações, imagens sagradas e outros itens religiosos. Ela também era conhecida por sempre usar um terço no pescoço e usar vestidos brancos”, diz seu site oficial de notícias numa publicação de 19 de julho.

Dom Renato Mayugba, bispo de Laoag, disse que a Conferência Episcopal Filipina, na última Assembleia Plenária, aprovou a investigação formal de sua vida e testemunho, que pode levar anos antes da abertura da causa de canonização.

Para o bispo, Niña Ruiz-Abad apresentou comportamentos e atos incomuns para sua idade.

“Em sua época, era incomum que uma jovem já tivesse feito atos para evangelizar outras pessoas. A vida de Niña foi uma vida de oração cheia de reverência, adoração e relação íntima com Deus, Jesus Cristo, o Espírito Santo e a Santíssima Virgem Maria”, disse.

O bispo acredita que a adolescente pode ser “um bom modelo de piedade e força” para os jovens de hoje. “Conhecer o caráter e as características de Niña e sua forte fé em Deus servirá de guia para os jovens na gestão de seus assuntos para uma vida cristã melhor”.

Segundo dom Mayugba, apesar de já terem se passado 30 anos desde sua morte, a adolescente ainda é lembrada como “a jovem que adorava rezar” e que sempre “levava um terço” consigo.

Niña Ruiz-Abad nasceu em Ilocos Norte, Filipinas, mas cresceu em Quezon City com seus pais advogados e sua única irmã. O pai morreu quando ela tinha três anos.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Em abril de 1988, sua família mudou-se para Sarrat, Ilocos Norte, junto com sua irmã Mary Anne.

Niña foi a melhor da turma na escola primária e frequentou o Colégio de Laboratório da Universidade Estatal Mariano Marcos (MMSU) durante a segunda etapa do ensino fundamental.

Em junho de 1993, ela foi estudar no Colégio do Espírito Santo em Quezon City por causa de uma mudança no local de trabalho de sua mãe.

Em 16 de agosto do mesmo ano, ela teve uma parada cardíaca enquanto estava na escola e foi imediatamente levada ao hospital, mas morreu.

A família decidiu enterrar o seu corpo em um cemitério público em Sarrat.

Confira também: