O Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Portugal prepara a “Aldeia Jovem”, espaço gratuito para acolher os peregrinos que vão participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que será em Lisboa de 1º a 6 de agosto.

“Temos recebido muitos pedidos de grupos de jovens do mundo inteiro interessados ​​em visitar o Santuário de Fátima e nos organizamos para acolhê-los da melhor forma possível”, disse a irmã Sandra Bartolomeu, da Congregação Portuguesa das Servas de Nossa Senhora de Fátima e responsável pela acolhida dos jovens no Santuário de Fátima, à agência Fides, serviço noticioso das Pontifícias Obras Missionárias.

“Organizamos uma espécie de ‘Aldeia Jovem’ onde haverá uma área coberta para acolher todos aqueles que não têm onde ficar em Fátima, mas tenham um saco de dormir para passar a noite. Haverá também um espaço onde poderão montar barracas”, diz a irmã Sandra.

“Toda a 'Aldeia Jovem' terá uma área de refeições, banheiros e chuveiros. É um espaço amplo, com capacidade para 100 pessoas, que faz parte do Santuário. Não é preciso reservar, quem chegar primeiro fica”, diz a freira.

Entre as diversas atividades que os jovens poderão realizar, a irmã Sandra explica que serão oferecidos seis percursos diferentes para serem feitos a pé.

Segundo a freira, “cada rota tem um tema e uma proposta de oração para acompanhar o percurso. Cada rota começa nas diferentes igrejas que cercam o santuário. Eles variam de 12 a 5 quilômetros”.

“Também foi criado um workshop de 25 minutos em diferentes idiomas para quem quiser mergulhar na mensagem de Fátima”, acrescentou.

 

A irmã recordou também a visita que o papa Francisco fará ao santuário mariano no sábado, 5 de agosto, segunda de seu pontificado, depois da primeira em 2017, no centenário das aparições marianas.

Naquela ocasião, o papa canonizou dois dos pastorinhos videntes da Virgem de Fátima, os irmãos são Francisco e santa Jacinta Marto.

“Não é todo dia que um papa vem nos visitar. Os jovens de Portugal preparam-se há dois ou três anos para este encontro, estão muito entusiasmados. A minha comunidade e eu rezamos muito pelos jovens que virão, assim como pelos que estão nos seus países e não puderam vir”, disse a irmã Sandra.

“Vale a pena preparar o coração! Deus virá a este evento de uma forma muito especial”, concluiu.

Confira também: