Festividades de Nossa Senhora de Abadia, padroeira da arquidiocese de Campo Grande (MS) retorna ao local da ‘Cidade do Natal’, nos altos da Avenida Afonso Pena, após quatro anos, devido as medidas impostas para combater a pandemia de covid 19. O lugar ganha o nome de “Cidade de Maria”. É a 21ª festa do santuário Nossa Senhora da Abadia.

Nossa Senhora da Abadia é celebrada no dia 15 de agosto, dia da festa da Assunção de Nossa Senhora ao Céu. A devoção veio de Portugal. Segundo a arquidiocese de Campo Grande, a devoção à Senhora da Abadia começou na cidade há 112 anos. O mineiro Eliseu Ramos, que morava na cidade, recorreu a Nossa Senhora da Abadia em um momento de angústia e prometeu celebrar anualmente uma festa em honra a ela. A primeira imagem à Senhora da Abadia chegou à cidade em 9 de agosto de 1912.  Em 1958, o papa Pio XII instituiu Nossa Senhora da Abadia como padroeira oficial da cidade. Desde então, ela é celebrada pelos fiéis de Campo grande com grande devoção.

Em 2019 a festa de Nossa Senhora da Abadia ocorreu pela primeira vez na conhecida “Cidade do Natal” de Campo Grande. Com a pandemia, foi suspensa e depois passou a ser no próprio santuário.

O destaque da festa deste ano será uma exposição relatando a chegada da primeira imagem da padroeira de Campo Grande.

A comemoração termina no dia no dia 13 de agosto, com a missa da solenidade da Assunção de Nossa Senhora, às 17h, no santuário Nossa Senhora da Abadia, em Campo Grande. Às 18h, haverá uma procissão do santuário até a “Cidade de Maria”.

 

Confira também: