Lisboa, a cidade portuguesa onde dentro de poucos dias será a Jornada Mundial da Juventude, tem a particularidade de ser o “berço” e “última morada” de muitos santos. Quem são os mais conhecidos e como eles impactaram a Igreja e a humanidade?

1. Santo Antônio de Pádua

Embora seja conhecido como “de Pádua”, Itália, por ser o local onde desenvolveu grande parte da sua atividade pastoral, santo Antônio (1195-1231) é português e nasceu em Lisboa. O seu nome original era Fernando de Bulhões e Taveira de Azevedo.

Seus pais eram da nobreza e ele foi educado pelo clero da Sé de Lisboa. Como franciscano quis evangelizar no Marrocos, onde adoeceu. No caminho de volta, seu navio foi desviado para a Itália. O Papa Leão XIII o chamou de "o santo do mundo inteiro", porque sua imagem e seus devotos são encontrados em todos os cantos católicos. Ele é um Doutor da Igreja.

2. São Vicente de Zaragoza

O diácono São Vicente (+304) é o mártir mais antigo da Espanha e padroeiro de Lisboa. Ele morreu em uma perseguição aos cristãos. Os seus restos mortais teriam sido levados de barco para a capital portuguesa.

Segundo o Mosteiro de São Vicente de Fora, em 1147, o rei Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, prometeu que, se conseguisse tomar Lisboa dos árabes, construiria um mosteiro em honra de São Vicente.

Ele venceu e o mosteiro foi fundado naquele mesmo ano fora dos muros da cidade. Por isso é conhecido como Mosteiro de São Vicente Extramuros.

3. São Bartolomeu dos Mártires

São Bartolomeu (1514-1590) também é natural de Lisboa. Foi dominicano e grande arcebispo de Braga (norte de Portugal). Ele é chamado “dos mártires” pelo nome da igreja onde foi batizado.

Segundo a Paróquia dos Mártires, o rei Henrique pediu ajuda aos cruzados para conquistar Lisboa. Nos confrontos, vários cristãos morreram, a quem o povo chamou de mártires, e uma igreja foi construída sobre seus restos mortais.

4. São João de Brito

Lisboa foi também a terra natal de São João de Brito (1647-1693). Ele esteve na corte real e entrou na Companhia de Jesus. Ele conseguiu muitas conversões na Índia, como a do príncipe Tadaya Theva, a quem disse que deveria ficar só com uma mulher.

Tadaya obedeceu, mas uma das mulheres rejeitadas reclamou com um tio poderoso, que mandou matá-lo.

5. São Lourenço de Brindisi

Este Doutor da Igreja (1559-1619) é lembrado por liderar uma batalha vitoriosa da armada imperial contra os turcos, que haviam invadido parte da Hungria para subjugar a Europa cristã. As balas caíam sobre ele, mas ele saía ileso. As balas voltavam para os seus inimigos quando fazia o sinal da cruz.

Mais em

Ele teve muita influência entre a realeza e promoveu a paz. Morreu em Lisboa a 22 de julho de 1619, no mesmo dia em que completou 60 anos. Mais tarde, seus restos mortais foram transferidos para a Espanha. Não é conhecido como santo de Lisboa, mas foi para o céu desta bela terra de santos e sede da JMJ 2023.

6. Beatos de Lisboa

A beata Joana de Portugal (1452-1490) nasceu em Lisboa e era filha do rei Afonso V. Entrou para um convento dominicano, mas não professou os votos porque o pai e o irmão se opunham. No entanto, ela continuou com seu ideal de servir aos necessitados com o hábito.

O beato João Fernandes (1547-1570), também natural de Lisboa, queria ser evangelizador jesuíta. Ainda noviço, embarcou para o Brasil com vários membros da Companhia. No caminho foram interceptados por corsários calvinistas, que os mataram.

Confira também: