O arcebispo emérito de Mariana (MG) dom Geraldo Lyrio Rocha morreu na madrugada de hoje (26), data em que a igreja faz memória dos avós de Jesus, santos Joaquim e Ana, pais da bem-aventurada Virgem Maria. Dom Geraldo tinha 81 anos e era um dos cinco bispos brasileiros eleitos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil no Sínodo sobre a Sinodalidade, que acontecerá de 4 a 29 de outubro, no Vaticano.

 Segundo a arquidiocese de Mariana, o arcebispo emérito estava em Altamira (PA) desde domingo (23), para conduzir o retiro espiritual do clero local, quando sofreu uma queda, fraturou o fêmur e precisava fazer uma cirurgia ortopédica, como o hospital local não tinha suporte para a realização da cirurgia, iria ser transferido em UTI aérea para Vitória (ES), onde morava atualmente. Dom Geraldo estava internado e teve uma parada cardíaca.

Em nota, o arcebispo de Mariana, dom Airton José dos Santos informou que o velório iniciou às 6h de hoje e será celebrada uma missa de corpo presente às 8h, na catedral de Altamira (PA). Depois, o corpo será transladado para Vitória (ES) e em seguida, para Mariana (MG), onde dom Geraldo será sepultado.

“Convidamos a todos a elevarem preces de agradecimento a Deus pela vida e fecundo ministério de dom Geraldo. Rezemos em sufrágio por ele, pedindo ao Bom Deus que o acolha na vida eterna, assim como creu, esperou e comunicou, fazendo a “Obra de um Evangelista””, pediu dom Airton.

Em nota de pesar, a presidência a CNBB disse que “une-se em solidariedade à arquidiocese de Mariana (MG) e aos familiares por ocasião do falecimento de dom Geraldo Lyrio Rocha”.

“Podemos afirmar carinhosamente que dom Geraldo Lyrio Rocha, neste tempo de sua emeritude, foi um avô de nossa fé e nos educou amorosamente ao seguimento a Jesus Cristo e à Igreja. Damos graças a Deus pela doação deste irmão aos inúmeros serviços prestados à CNBB, ao episcopado do Brasil e do mundo”, diz a nota da CNBB.

 

 

Confira também: