Jovens peregrinos que visitam o santuário de Fátima, Portugal, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) podem participar de um workshop de 25 minutos sobre a mensagem de Fátima. As pequenas catequeses são oferecidas duas vezes por dia, às 10h15 e às 17h45, na basílica da Santíssima Trindade, em inglês, espanhol, italiano e francês.

Segundo o santuário, o workshop começa com “uma breve introdução ao acontecimento e à mensagem de Fátima, aos seus protagonistas e a alguns temas-chave”. Em seguida, fala-se de Fátima “na história da Salvação”. Depois, são percorridas “as aparições angélicas e marianas”, com base em trechos de diálogos das Memórias da Irmã Lúcia.

“Após uma breve apresentação da importância do Imaculado de Coração de Maria e do Rosário, o tema do sacrifício como dom de si e o exemplo de entrega dos Pastorinhos é sublinhado para, no final, os jovens serem convidados a se deixem tocar pelo modelo de santidade de são Francisco e santa Jacinta Marto”, informou o santuário.

Na manhã de hoje (25), o padre José Nuno Silva, capelão do santuário, conduziu o workshop com um grupo francês. Segundo ele, “o objetivo deste encontro é dar a conhecer o fundamental da mensagem de Fátima e do significado que ela pode ter para os jovens desta geração”.

“Acho que os jovens vão ficar surpreendidos com a atualidade da mensagem de Fátima e com o modo como, um século depois, ela continua a oferecer um sentido para as grandes interrogações existenciais com as quais são confrontados”, disse.

Os workshops sobre a mensagem de Fátima começaram ontem (24) e seguem até o dia 10 de agosto.

Confira também: