Na semana passada, uma recém-nascida foi salva do abandono após ser colocada dentro de uma Safe Haven Baby Box (caixa porto seguro para bebês) em um corpo de bombeiros nos EUA. Ela é o 12º bebê salvo da mesma forma em 2023 no país.

Na segunda-feira (17), a menina de dois dias foi entregue por sua mãe à "Baby Box" do Corpo de Bombeiros de Kokomo, em Indiana, onde qualquer pessoa pode legalmente entregar anonimamente um bebê sem medo de prisão.

A caixa, instalada em quartéis de bombeiros e hospitais, uma vez trancada, não pode ser aberta por fora, mas apenas pela parede interna do prédio e por profissionais de saúde.

A caixa é monitorada 24 horas por dia, possui controle de temperatura e alarme.

Os bebês entregues sob a Lei do Porto Seguro de Indiana são colocados sob custódia do Departamento Estadual de Serviços Infantis depois que recebem alta do hospital. Dentro de 30 a 45 dias tem início o processo para encontrar uma família adotiva.

O Corpo de Bombeiros de Kokomo informou em suas redes sociais que, no caso mais recente, a mãe deixou um bilhete "compartilhando seu amor e as esperanças que tinha para a filha".

"Obrigado à mãe. Embora nunca saibamos sua história completa que a levou a este ponto da vida, agradecemos por tomar a decisão amorosa de garantir que a sua bebê seja bem cuidada. Não podemos imaginar o que você está passando, mas você fez isso com amor e a sua bebê sempre carregará isso com ela", disse a publicação.

O chefe dos bombeiros de Kokomo, Chris Frazier, disse num comunicado divulgado na segunda-feira (17) que os bombeiros de Kokomo e os paramédicos de St. Vincent/Ascension deram-lhe cuidados médicos excelentes.

“Embora sejam decisões difíceis de tomar, aplaudimos a mãe por dar à filha a oportunidade de viver de uma forma anônima, segura e legal”, acrescentou.

A fundadora da Safe Haven Baby Boxes, Monica Kelsey, diz num vídeo no Facebook, que as mulheres podem entregar seus filhos com segurança até 30 dias após o nascimento e podem voltar para reivindicá-los até 30 dias depois de tê-los deixado.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Nesse caso particular, Kelsey disse ao meio pró-vida Live Action News que "dá para perceber que quem a colocou na caixa a amava".

“A bebê não nasceu em um hospital, o que é bastante comum para nossos bebês, mas ela pensou muito em colocá-la na caixa de refúgio seguro”, disse ela.

Kelsey disse que é preciso “continuar informando às mulheres que essa é uma opção”.

“Tem havido muitas outras notícias ultimamente sobre bebês sendo jogados fora, deixados para trás e abandonados”, disse ela. Kelsey pediu para continuar divulgando essa opção segura e legal.

Com 103 Baby Boxes instaladas, Indiana lidera a lista de Estados dos EUA. O Corpo de Bombeiros de Kokomo instalou sua Baby Box em junho de 2020.

Confira também: