Em vistas à próxima Jornada Mundial da Juventude, o papa Francisco lançou um novo podcast no qual ouve e responde vários testemunhos de jovens.

O primeiro podcast produzido pelo Vatican News, site de notícias oficial da Santa Sé, foi transmitido em março passado no décimo aniversário do pontificado do papa Francisco.

Publicado novamente em italiano com o título Popecast, o papa Francisco chega aos jovens através deste novo formato de comunicação cada vez mais popular.

No podcast, publicado hoje (25), ouve-se o papa Francisco falando da próxima JMJ de Lisboa: “vale a pena ir, vale a pena arriscar”. Para o papa, “quem não arrisca na vida não avança”.

O papa começa respondendo ao testemunho de Jonas, que disse ser “deficiente, transexual e crente” e que conta que teve “a sorte de ter recebido o batismo”.

“Me sentia pressionado pela dicotomia entre a fé e a identidade transexual”, conta Jonas no áudio.

Depois de ouvir a sua história, o papa Francisco disse que “o Senhor sempre nos acompanha, sempre. O Senhor não está descontente com nenhum de nós".

“Mesmo que sejamos pecadores, Ele se aproxima para nos ajudar. O Senhor não desgosta de nossas realidades, ele nos ama assim como somos. E esse é o amor louco de Deus.”

“Deus nos ama como somos, Deus sempre nos acaricia. Deus é pai, mãe, irmão, tudo para nós. E entender isso é difícil, mas Ele nos ama como somos. Não desista, siga adiante”, responde o papa.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Há também o testemunho de dois jovens membros de gangues que "roubaram, traficaram e assaltaram" por causa da situação de pobreza.

O papa Francisco diz que na vida todos cometemos acertos e erros e lamenta que “muitas vezes a sociedade seja cruel porque um erro nos qualifica por toda a vida”. "Não tenham medo de sonhar", disse o papa.

Francisco disse aos jovens que eles não estão sozinhos no caminho, "mesmo quando vocês cometeram erros, o Senhor estava lá. E o Senhor estava pronto para pegá-los pela mão, para ajudá-los a se levantar". Para o papa, “nossos erros muitas vezes nos fazem refletir para seguir em frente”.

Depois de ouvir o testemunho de uma professora de religião, o papa Francisco disse que “a Igreja é Igreja quando está a caminho. Pelo contrário, é uma seita religiosa fechada em si mesma”.

Por fim, um menino de nove anos propôs ao papa Francisco organizar uma Jornada Mundial das Crianças: “Eu gosto muito! Podemos fazer com que os avós organizem isso. Peçam aos avós para que organizem um dia assim. Uma boa ideia. Vou pensar sobre isso e ver como fazer.”

Confira também: