O papa Francisco recebeu hoje (24) Robinah Nabbanja, primeira-ministra de Uganda, África, em audiência privada no Vaticano.

Nabbanja, primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra em Uganda, teve um encontro de 20 minutos com o papa Francisco.

Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, durante a conversa “o papa ficou comovido com a acolhida dada aos migrantes e refugiados provenientes não só da África, mas também dos países da Ásia Central, generosamente oferecida pelas instituições ugandenses”.

O papa Francisco presenteou a primeira-ministra com uma obra em bronze representando uma pomba que carrega um ramo de oliveira, com a inscrição “Sejam mensageiros da paz”, e os volumes de documentos papais, entre eles o documento sobre a Fraternidade Humana e o livro sobre a Statio Orbis de 27 de março de 2020. A delegação de Uganda não presenteou o papa.

O papa Francisco viajou a Uganda em novembro de 2015, tornando-se o terceiro papa a visitar este país africano.

Antes de Francisco, são Paulo VI, em 1969, e são João Paulo II, em 1993, visitaram o país.

O principal motivo da viagem de Francisco a Uganda foi o 50º aniversário da canonização de 22 mártires ugandenses, executados entre 1885 e 1887 por não renunciar à fé.

Confira também: