A paróquia de são Cristóvão em Ponta Grossa (PR) comemora seu padroeiro amanhã (25), às 19h30, com missa solene e a entronização da imagem de são Cristóvão, que ficará na fachada da igreja, onde foi retirada há quase cinco anos, “por conta de vandalismos”, segundo o pároco, padre Leonel Stanski.

Segundo o sacerdote, há uma tradição sobre a imagem de são Cristóvão: “quem olhar para a imagem de são Cristóvão, naquele dia, não sofrerá morte súbita”.

Ele disse que muitos fiéis “tem o costume de vir à missa todos os dias”, e olhar “a imagem no altar, mas muitas pessoas não têm essa possibilidade”. Com a imagem “na frente da igreja, vão poder ver a capelinha e contemplar a imagem de são Cristóvão e desse mal será livre, nesse dia”.

Padre Leonel disse que a imagem “ficava ao relento, sofria a ação do tempo e com pedras jogadas por vândalos” e por isso, “foi retirada e restaurada”, mas amanhã ela retornará “dentro de uma capela, com iluminação”. “Fizemos algo mais nobre, mais bonito”, enfatizou o padre.

Mesmo são Cristóvão sendo celebrado amanhã, a 71ª festa do padroeiro, que integra o calendário municipal de eventos, é comemorada sempre no primeiro domingo de agosto, com missa, procissão e bênção de carros. Anualmente cerca de cinco mil devotos participam das festividades.

Neste ano, a missa acontecerá no dia 6 de agosto, às 9 h e será celebrada pelo bispo de Ponta Grossa, dom Sergio Arthur Braschi. Após a celebração, iniciará uma carreata e o padre Leonel e mais cinco diáconos abençoarão os carros na praça em frente à paróquia, durante todo o dia.  A estimativa é que, quatro a cinco mil carros passem pela igreja e sejam abençoados.

“Eu ficarei o tempo todo ali e terei diáconos me auxiliando, abençoando, até para fazer o trânsito fluir”, disse o pároco.

 

 

Confira também: