A maioria dos jovens portugueses ouviu falar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, reconhece a importância do evento no país, mas não vai participar. Segundo pesquisa feita por Aximage para TSF Rádio Notícias, Diário de Notícias (DN) e Jornal de Notícias (JN), 74% dos jovens de Portugal não vão para a jornada.

A JMJ Lisboa 2023 vai acontecer entre os dias 1º e 6 de agosto, reunindo milhões de jovens de todo o mundo. O papa Francisco participará do evento de 2 a 6 de agosto.

Segundo a pesquisa de Aximagem, 49% dos entrevistados se disseram católicos, frente a 38% que dizem não ter ou seguir qualquer religião. Outros 5% se disseram evangélicos e 5% disseram seguir uma religião não cristã.

Dos que admitem a fé, 25% dizem que não participam de eventos religiosos e quase metade diz que participa ocasionalmente.

Sobre a Jornada Mundial da Juventude, a pesquisa mostrou que somente menos de 10% disseram não ter ouvido falar do evento e quase metade dos entrevistados destacou a importância da JMJ para Portugal.

Entretanto, quando o assunto é a participação, 74% disseram que não vão, 10% ainda não sabem, 6% vão como peregrinos e 6% vão como voluntários.

A pesquisa foi feita entre os dias 11 e 14 de julho. Foram entrevistadas 803 pessoas residentes em Portugal, entre 18 e 34 anos. A margem de erro é de 3,5%.

Confira também: