A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 apresentou o programa do Festival da Juventude, com a divulgação de um vídeo. Serão mais de 500 eventos culturais, religiosos e esportivos, entre os dias 1º e 6 de agosto, com entrada gratuita.

Segundo os organizadores, a JMJ Lisboa 2023 recebeu 520 candidaturas de mais de 50 países. No total, foram selecionadas 230 candidaturas que representam mais de 35 países e 2.500 participantes. O Festival da Juventude acontecerá em cerca de 100 espaços de Lisboa, com o apoio de entidades públicas e privadas que vão acolher diversos eventos em áreas distintas.

Entre as atividades, haverá 290 apresentações musicais, com mais de 100 bandas, em nove palcos. Terá também 27 projeções de documentários, longas-metragens e outros filmes, 17 exposições, sete espetáculos teatrais, seis exibições de dança.

Nos esportes, a JMJ promoverá um torneio de Voleibol de Praia, em Carcavelos, com 320 participantes, e um torneio de futebol, no Estádio Universitário de Lisboa, com 360 participantes. Haverá também demonstrações de esporte inclusivo.

A programação também contará com 80 encontros religiosos, incluindo a oportunidade de rezar junto a relíquias de santos, como são João Paulo II, santa Teresinha do Menino Jesus, santo Tomás de Aquino, santa Maria Madalena, santa Joana d’Arc, beato Pier Giorgio Frassatti, beato Carlo Acutis e beato Marcel Callo.

Haverá ainda conferências com reflexões e testemunhos de quem segue Jesus, conversas sobre vocação e missão e palestras sobre desafios atuais da sociedade, da cidadania e do mundo profissional.

Além disso, 35 espaços museológicos se associaram à JMJ Lisboa 2023 e oferecem aos peregrinos e voluntários com entrada gratuita ou condições especiais.

O programa do Festival da Juventude pode ser consultado aqui e estará no aplicativo oficial da JMJ Lisboa 2023 que, segundo os organizadores, estará disponível em breve.

Confira também: