Todos os dias, milhões de pessoas em todo o mundo são vítimas de tráfico, trabalho forçado e exploração sexual.

Relatórios recentes enfocam o tráfico, trabalho forçado e escravidão moderna.

O colapso

Em 2021, 27,6 milhões de pessoas em todo o mundo foram submetidas a trabalho forçado.

Esse número vem de um relatório de setembro de 2022, “Trabalho Forçado e Casamento Forçado ”, da Organização Internacional do Trabalho, da Organização Internacional de Migração da Organização das Nações Unidas (ONU) e do grupo de defesa dos direitos humanos australiano Walk Free Foundation.

Segundo o relatório conjunto, 17,3 milhões de pessoas foram vítimas de exploração de trabalho forçado, 6,3 milhões foram vítimas de exploração sexual comercial forçada e 3,9 milhões de pessoas foram vítimas de trabalho forçado imposto pelo Estado em qualquer dia do ano de 2021. Esses números incluem cerca de 3,3 milhões de crianças sujeitas a trabalho forçado. Metade dessas crianças são exploradas sexualmente para fins comerciais.

A Walk Free Foundation publicou em 16 de junho sua própria análise com classificações por países na última edição de seu Índice Global de Escravidão. O relatório diz que 28 milhões de pessoas foram submetidas a trabalho forçado no ano passado, enquanto outros 22 milhões foram encontrados em casamentos forçados. Os casamentos forçados são particularmente comuns nos Estados muçulmanos e geralmente são impostos por membros da família. Mulheres, migrantes, refugiados e outras pessoas em crise são afetados de forma desproporcional.

O Global Slavery Index estima que 50 milhões de pessoas, uma a cada 150, viviam na escravidão moderna em algum momento de 2021, um aumento de 40 milhões de pessoas em 2016.

, enfatizou a necessidade de combater o tráfico e a escravidão.

“A escravidão moderna permeia todos os aspectos de nossa sociedade”, disse Grace Forrest, diretora fundadora da Walk Free em uma declaração de 16 de junho sobre o lançamento do Índice Global de Escravidão. “Ela está tecida em nossas roupas, ilumina nossos aparelhos eletrônicos e tempera nossa comida. Em sua essência, a escravidão moderna é uma manifestação de extrema desigualdade. É um espelho voltado para o poder, refletindo quem em qualquer sociedade o possui e quem não o possui. Em nenhum lugar esse paradoxo está mais presente do que em nossa economia global por meio de cadeias de suprimentos transnacionais”.

O Global Slavery Index baseia suas estimativas em milhares de entrevistas com sobreviventes coletadas em pesquisas domiciliares representativas em 75 países.

Em sua avaliação, “escravidão moderna” refere-se a situações de exploração em que uma pessoa não pode recusar ou sair devido a ameaças, violência, coerção ou engano. Inclui trabalho forçado, trabalho prisional, servidão por dívida, casamento forçado, exploração sexual comercial forçada e venda e exploração de crianças. Pessoas que fogem de conflitos, desastres naturais, repressão política ou migram em busca de trabalho são particularmente vulneráveis.

Tráfico e exploração: como os países estão no ranking?

O Índice Global de Escravidão, que inclui o casamento forçado, classifica a Coreia do Norte como a pior: estima-se que mais de uma em cada dez pessoas esteja em condições de escravidão moderna. Na Eritreia, estima-se que cerca de nove em cada 100 pessoas sejam escravos modernos. Cerca de três em cada 100 pessoas na Mauritânia são escravas, com menos proporcionalmente na Arábia Saudita, Turquia, Tadjiquistão e Emirados Árabes Unidos. Cerca de uma em cada 100 pessoas na Rússia, Afeganistão e Kuwait estão na escravidão moderna.

Mais da metade de todas as pessoas que vivem na escravidão moderna estão nos países do G20, e esses países ajudam a alimentar a escravidão importando produtos e suprimentos que dependem do trabalho forçado. Entre os países do G20, a Índia tem 11 milhões de pessoas em escravidão moderna, a China tem 5,8 milhões de pessoas, a Rússia tem 1,9 milhão de pessoas, a Indonésia tem 1,8 milhão, a Turquia tem 1,3 milhão e os EUA têm 1,1 milhão de pessoas, segundo o relatório.

O tráfico humano e o trabalho forçado estão mais próximos de casa do que muitos americanos pensam. O Índice Global de Escravidão adverte que os trabalhadores migrantes no setor agrícola nos EUA e no Canadá são vulneráveis ​​ao trabalho forçado. O índice cita o uso de trabalho prisional forçado em prisões americanas públicas e privadas. As cadeias de suprimentos para o mercado dos EUA também correm o risco de usar trabalho forçado, diz o relatório. Alguns visitantes dos EUA no Caribe ajudam a alimentar o “turismo sexual” baseado na exploração sexual e no tráfico de menores.

O Global Slavery Index classificou os governos dos países em vários fatores relacionados à escravidão moderna: como os países identificam e apoiam os sobreviventes; como funcionam os sistemas de justiça criminal para prevenir a escravidão moderna; coordenação e responsabilidade antiescravagista dos governos em nível nacional e regional; como os países lidam com fatores de risco, atitudes sociais e outras instituições que possibilitam a escravidão moderna; e até que ponto o governo e as empresas eliminam o trabalho forçado da produção de bens e serviços.

De acordo com o índice, Reino Unido, Austrália e Holanda têm as respostas governamentais mais fortes à escravidão moderna, seguidos por Portugal e EUA. As respostas do governo à escravidão moderna são mais fracas no Irã, Eritréia, Coréia do Norte, Somália e Líbia.

O departamento de Estado dos EUA divulgou em junho seu mais recente Relatório de Tráfico de Pessoas , que avalia países ao redor do mundo com base em como seus governos trabalham para prevenir e responder ao tráfico. Ele classifica os governos em três níveis, de acordo com o cumprimento dos “padrões mínimos” da Lei de Proteção às Vítimas do Tráfico dos EUA. Segundo o relatório, os EUA reconhecem o trabalho forçado e o tráfico sexual como “duas formas principais de tráfico de pessoas”.

“Todos os anos, milhões de pessoas são exploradas dentro e fora das fronteiras”, disse o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, em uma mensagem apresentando o relatório. “Eles são forçados a trabalhar em fábricas por pouco ou nenhum salário; culturas de colheita; labuta em condições terríveis em minas, canteiros de obras e barcos de pesca; ou trabalhar em casas particulares. Muitas vítimas são exploradas para sexo comercial, adultos e crianças.”

Para manter uma classificação de Nível 1, os governos devem demonstrar “progressos apreciáveis” contra o tráfico humano a cada ano. Os países do Nível 2 não atendem a esses padrões mínimos, mas ainda estão fazendo “esforços significativos” para atingir a conformidade. Uma lista de observação de Nível 2 inclui países de Nível 2 que não estão respondendo proporcionalmente a um número significativo de vítimas de tráfico ou a um aumento significativo no número de vítimas.

Os países Nível 3 não atendem aos padrões mínimos da legislação dos EUA e “não estão fazendo esforços significativos para fazê-lo”. Esses países Nível 3 podem enfrentar algumas restrições de financiamento à assistência externa por determinação do presidente dos EUA.

Existem 24 governos classificados no Nível 3: Afeganistão, Argélia, Bielorrússia, Birmânia, Camboja, Chade, China, Cuba, Curaçao, Djibuti, Guiné Equatorial, Eritreia, Guiné-Bissau, Irã, Coréia do Norte, Macau, Nicarágua, Papua Nova Guiné, Rússia, Sint Maarten, Sudão do Sul, Síria, Turcomenistão e Venezuela.

Líbia, Somália e Iêmen estão listados em uma categoria especial. O governo da Líbia carece de controle efetivo sobre grandes extensões de território e seu sistema judicial não está funcionando de modo pleno desde a derrubada de Muammar Kadafi em 2014. A guerra civil e a crise humanitária no Iêmen dificultam os esforços para obter informações precisas sobre o tráfico ali, enquanto a Somália continua enfrentando conflitos civis e crises humanitárias.

O tráfico patrocinado pelo Estado é um problema em alguns países. O relatório do Departamento de Estado culpa 11 governos com uma “política ou padrão” documentado de tráfico humano, tráfico em programas financiados pelo governo, trabalho forçado em setores do governo, escravidão sexual em acampamentos do governo ou emprego ou recrutamento de crianças soldados. Esses governos são Afeganistão, Birmânia, China, Eritréia, Irã, Coréia do Norte, Rússia, Sudão do Sul, Síria e Turquemenistão.

Blinken caracterizou o relatório do departamento de Estado como “uma chamada imediata à ação”.

“Enfrentar um problema global como o tráfico requer uma coalizão global, que abranja o governo, as empresas e a sociedade civil”, disse ele em sua mensagem introdutória. “Ao compartilhar recursos e informações, podemos equipar melhor as partes interessadas da linha de frente para rastrear e responder às tendências de tráfico em evolução. Ao fazer parceria com os sobreviventes, podemos estabelecer melhor políticas e estratégias anti-tráfico informadas sobre o trauma. E ao alavancar a tecnologia, podemos abordar melhor o nexo entre finanças e tráfico humano e detectar melhor a exploração online.”

Confira também: